Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > IFS começa SN_EPT ministrando quatro Oficinas
1º DIA

IFS começa SN_EPT ministrando quatro Oficinas

Criado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 13h00 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 13h00 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 13h07

Alunos e professores dos campi Aracaju, Itabaiana e Lagarto entraram em ação no primeiro dia do evento

SNCT CapaNo primeiro dia da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SN_EPT) o Instituto Federal de Sergipe teve participação maciça na programação do evento. Além dos nove projetos em exposição, alunos e professores dos campi Aracaju, Itabaiana e Lagarto ministraram quatro oficinas.

SNCT foto2Logo pela manhã, na abertura do evento, foi a vez da oficina ‘Realidade Virtual e o Processo da Capacitação na Área de Eletrotécnica’, ministrada pelos professores Rômulo Alves de Oliveira, Roseanne Santos de Carvalho e pelos estudantes Mateus Tavares da Silva e Carlos Vinícius Santos Morais, do campus Aracaju. A oficina apresentou a possibilidade da realização de treinamentos ligados a eletricidade/eletrotécnica utilizando a realidade virtual (RV) e as diversas formas de geração de energia elétrica; o processo de transmissão e distribuição da energia elétrica, além da questão de realização da manutenção das instalações de forma preditiva, antecipando as possíveis falhas, e utilizando novas tecnologias que, em geral, eles teriam dificuldade de conhecer e implementar em especial as câmeras termográficas.

SNCT foto3Em seguida, a vez das professoras Cristiane Oliveira de Santana e Jislane Silva Santos de Menezes também do Campus Aracaju e dos alunos do Campus Lagarto, Lucilange da Silva Santos e Felipe Jovino dos Santos, ministrarem a oficina ‘Conhecendo Mulheres da Computação em um Circuito de Atividades Desplugadas’. A oficina teve o objetivo de mostrar histórias inspiradoras de vida de mulheres como Ada Lovelace, Grace Hooper e Carol Shawn, personalidades femininas na área da Computação que se destacaram como grandes cientistas.

A fim de proporcionar visibilidade a história dessas personalidades e desenvolver o pensamento computacional sem auxílio do computador, proporcionando atividades alinhadas a habilidades propostas pelo Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CTC) que está ajustado às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto Meninas Digitais - Regional Sergipe criou um caderno de atividades desplugadas composto por 9 atividades, que permeiam a história de vida das três personagens. O caderno possui exercícios relacionados com conteúdos dos Eixos Pensamento Computacional (PC) e Tecnologia Digital (TD) do CTC.

SNCT foto4Ainda pela manhã, o professor Gilson Pereira e os alunos Gabriella de Jesus Santos e Ivanildo Santos Nascimento, do Campus Lagarto, ministraram a oficina ‘Narrativas Digitais no Scratch com o Lizard.4.FUTURE’. O objetivo geral da oficina foi desenvolver habilidades e competências relacionadas ao pensamento computacional por meio da criação de narrativas digitais na plataforma Scratch. Para tanto, foram realizadas práticas mão-na-massa, inspiradas na espiral da aprendizagem criativa e no processo de aprendizagem colaborativa, para criação de narrativas digitais na plataforma Scratch 3.

Já a tarde, a última oficina do dia ‘Metodologia de Instalação de Redes de Fibra Ótica’, foi ministrada pelo professor Marcos Pereira dos Santos e pelo estudante Cauã Reimond de Lima Almeida, do Campus Itabaiana. A oficina propôs a demonstração, construção e análise das metodologias para instalação de redes ópticas utilizadas pelos profissionais do mercado de redes e telecomunicações. Eles fizeram comparações das metodologias utilizadas pelos profissionais com a metodologia utilizada no exame de certificação FiberSkills. A comparação permitiu destacar as melhores práticas na instalação de redes ópticas, bem como quais práticas comuns precisam ser reexaminadas. A utilização do exame de certificação FiberSkills como base se dá pelo fato de esse exame avaliar e validar o reconhecimento de habilidades, saberes, conhecimentos técnicos, competências e aptidões profissionais diante dos padrões e normas predeterminados.

Nesta terça-feira (17), no segundo dia do evento, o IFS vai ministrar mais três oficinas. ‘Introdução à Robótica, Programação e Modelagem 3D com LearnBots’, com professores e alunos do Campus Lagarto; bem como ‘Produção de Biscoitos com as Carapaças de Camarão’, e ‘Artes com Conchas: Uma forma de aproveitar resíduos’, ambas do Campus São Cristóvão.