Projeto de extensão do IFS Tobias Barreto capacita microempreendedores
O projeto Gestão e Negócios: aprendendo sobre gestão através das mídias sociais trouxe profissionais do Brasil inteiro para compartilhar informações sobre como gerir uma empresa
Por Alice Santos
Promovendo capacitação gratuita e acessível, o projeto “Gestão e Negócios: aprendendo sobre gestão através das mídias sociais” foi criado pelas professoras do curso Técnico em Comércio do IFS Campus Tobias Barreto, Raquel Nominato e Wanusa Campos. A ideia surgiu a partir dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa em Gestão de Negócios e busca proporcionar à comunidade, conteúdos que possam orientar empresários e futuros empreendedores. Os conteúdos são oferecidos gratuitamente por meio das redes sociais e de palestras veiculadas no Canal do YouTube do Campus Tobias Barreto.
De acordo com a professora Raquel, o projeto busca auxiliar, em especial, empreendedores que enfrentam dificuldades durante a pandemia. “Com a crise sanitária que enfrentamos, observou-se que uma série de empreendedores tiveram a necessidade de se reinventar para permanência dos seus negócios no mercado. Além disso, muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que empreender na informalidade e iniciam seus negócios sem um plano de negócio elaborado, alguns por dificuldade financeira, outros por falta de conhecimento de instituições que ofereçam esse trabalho gratuitamente”, explica.
Ricardo Andrade é aluno do 3° período do Curso Técnico em Comércio e participou de todas as palestras realizadas pelo Projeto, para ele as palestras têm sido uma oportunidade de reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Esses projetos trazem profissionais específicos e que dominam cada assunto de forma a agregar bastante conhecimento para os alunos, ajudando a assimilar assuntos dados em sala de aula, trazendo para nós exemplos reais e mais recursos para colocar em prática cada assunto aprendido, formando profissionais mais centrados e com mais conhecimento de causa”, comenta Ricardo.
Eliane Nery, colega de turma e de curso de Ricardo, também é assídua nas ações de extensão realizadas pelo Campus. “Esses projetos organizados pelo IFS são de uma importância ímpar. São projetos enriquecedores que têm agregado um amplo conhecimento, por poder me proporcionar oportunidades de praticar e aprimorar os conhecimentos teórico-prático na minha formação como profissional”, explica. Ela parabeniza a organização do projeto Gestão e Negócios, em especial pela maneira como o conteúdo foi passado de forma acessível, de forma que até quem não é estudante da área consegue acompanhar. “Estão de parabéns toda equipe envolvida na elaboração e realização deste projeto. Todos os palestrantes deram um show na explanação dos conteúdos, ministrando cada palestra com total segurança e domínio dos conhecimentos, foram perfeitos no uso da linguagem, pois, não se prenderam a termos técnicos, utilizando de uma linguagem acessível para transmissão dos temas abordados”, finaliza.
Intercâmbio de conhecimentos
O projeto que iniciou com palestras quinzenais em fevereiro, finaliza seu primeiro ciclo na próxima sexta feira, 09 de abril, abordando a gestão de pessoas para micro, pequenas e médias empresas. Raquel conta que os resultados parciais são promissores, conseguindo alcançar públicos de diversos estados do Brasil (Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e Mato-Grosso) e do Mundo (EUA e Colômbia). Para ela, as parcerias externas foram oportunidades de propagar o conhecimento. “Embora estejamos enfrentando a pior crise mundial, oferecer esse projeto de extensão através de uma mídia digital, o YouTube, proporcionou um alcance, antes não atingido se o projeto fosse oferecido de maneira presencial”, comenta Raquel.
Najla Kauara Alves do Vale, professora no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, é uma das parceiras do projeto.Para ela, a motivação surgiu principalmente dessa possibilidade de apresentar aos estudantes o conhecimento interdisciplinar. “Nesse período de pandemia a interação com outras pessoas, a troca de conhecimento foi um fator relevante para aprofundar o conteúdo, reduzir a evasão e até melhorar o relacionamento interpessoal dos alunos”, explica a professora.
De acordo com Njala, as ações de extensão são fundamentais para o desenvolvimento do aluno e para a integração entre conhecimentos teóricos e práticos. “Como professora sempre participei de projetos de extensão, na minha visão esses projetos integram alunos, professores e sociedade. Por exemplo, neste projeto ministrei um curso sobre MEI - Microempreendedor Individual, até hoje recebo mensagem nas redes sociais, email dos alunos questionando sobre algum ponto, ou tirando dúvidas, pois um familiar/conhecido tem uma empresa assim e queria sanar as dúvidas”, finaliza.
Conteúdos disponíveis
Além da professora Najla, o projeto também recebeu o professor msc. Gracindo Vasconcelos da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Lúcio Dias, professor msc. do Instituto Federal do Amapá - Campus Santana; Renata Vasconcelos, Coordenadora da Educação para consumo no PROCON/TO; e Aliude Porto, MBA em Gestão de Pessoas. E todas as palestras continuam disponíveis no canal do Youtube do Campus Tobias Barreto. .
Acesse as palestras:
Por Dentro do Código de Defesa do Consumidor: Um Panorama Geral
Microempreendedor Individual – MEI: O que preciso para abrir o meu negócio?
Orientação para Elaboração de Plano de Marketing
Finanças Corporativas: como estruturar suas finanças empresariais
Recursos Humanos: aprendendo a recrutar e selecionar pessoas
Redes Sociais