Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Encerramento do TobFest 4 premia jovens talentos de Tobias Barreto
TobFest 4

Encerramento do TobFest 4 premia jovens talentos de Tobias Barreto

Criado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 15h37 | Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 15h37 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 15h42

Vencedores da categoria música realizaram apresentações ao vivo no eventoWhatsApp Image 2021 11 26 at 15.27.54

Na tarde da última quinta-feira (25), o Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) premiou os vencedores da votação popular da quarta edição do TobFest, o festival de talentos estudantis promovido pela instituição. O formato de votação popular foi implantado pela primeira vez este ano e já pode ser considerado um sucesso: foram mais de 2.600 votos no total, que escolheram as três melhores apresentações nas categorias música e dança. Os três primeiros colocados receberam um troféu, R$ 300,00 (1º colocado), R$150,00 (2º colocado) e R$ 100,00 (3º colocado) e um kit escolar personalizado com a marca do IFS.

photo4974433914412181976O Diretor-Geral do Campus Tobias Barreto, professor Márcio de Melo, explica que o TobFest é um evento que demonstra a capacidade do IFS em envolver a sociedade em seu projeto de educação pública, gratuita e de qualidade por meio da extensão, da arte e da cultura. “A educação não se resume em buscar conhecimentos nos livros, também envolve experimentar emoções por meio das artes. Mais uma vez conseguimos executar esse grandioso evento, me sinto muito feliz e realizado em saber que o nosso campus consegue desenvolver projetos que têm a capacidade de nos aproximar e acolher a comunidade de Tobias Barreto e região”, comenta o Diretor. Para o coordenador do projeto, Rosevaldo Xavier, o que fica é o sentimento de orgulho pelo reconhecimento que o TobFest vem ganhandoWhatsApp Image 2021 11 26 at 15.27.54 1 a cada edição. “Na cerimônia percebemos como temos muitos talentos em nossa região, e ainda conseguimos demonstrar que o IFS não é apenas sala de aula, mas é também extensão, inovação e pesquisa. E assim, formamos bons cidadãos por meio da arte e da cultura nas escolas”, explica. Estiveram presentes na cerimônia de encerramento e premiação a Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Ana Lúcia Lima, e o Prefeito de Tobias Barreto, Adilson Santos, conhecido como Dilson de Agripino, aluno egresso do IFS, em sua fala o prefeito destacou a alegria de presenciar as ações desenvolvidas pelo IFS em Tobias Barreto.

Conhecendo os vencedores

Os campeões da edição de 2021 do TobFest trazem, cada um à sua maneira, homenagens a artistas de gerações anteriores. “Amar é fazer o ninho, / Que a duas almas contém, / Ter medo de estar sozinho, / Dizer com lágrimas: vem, [...]”. Foi com a inspiração destes versos da poesia “Amar”, escrita por Tobias Barreto, que as estudantes Ellen Graziele e Mileny Campos, resolveram IMG 2501começar seus caminhos na música. As vencedoras da categoria música, com a ajuda do irmão mais velho Ellen, compuseram uma melodia para cantar a poesia do pensador que deu nome à cidade, segundo elas a poesia foi escolhida por ser “muito linda e muito romântica”. Mileny conta que participar do TobFest foi gratificante. “Foi uma experiência diferente, porque foi a primeira vez que participei de algo assim, mas trouxe uma energia muito boa, até porque foi um momento em que estávamos muito tensas na escola com final de ano” relata. As vencedoras comentam que o acolhimento da equipe que organizou o festival foi fundamental para que elas não desistissem de participar. Para Ellen foi uma surpresa a primeira colocação, “como os outros participantes cantaram músicas da atualidade, a gente achava que as pessoas iriam gostar mais das músicas atuais e pela poesia ser algo mais antigo não ia chamar tanta atenção”, explica.

Já na categoria dança, o TobFest premiou um veterano. Com 46% dos votos, Francisco da Silva Bonifácio Filho foi o grande vencedor, esta foi a sua segunda participação no TobFest, naIMG 2444 edição de 2019 Francisco levou o segundo lugar. “É uma grande alegria estar participando e saindo campeão, eu confesso que fiquei surpreso, eu não esperava que fossem tantos votos, eu agradeço muito a todos que tiraram um pouco do seu tempo para votar em mim” comenta o estudante. A inspiração para a dança chegou até Francisco, ainda aos 08 anos de idade, por meio da admiração pelos vídeos de dança do Rei do Pop, o cantor Michael Jackson. “Considero que foi de forma repentina, logo depois eu entrei em um grupo de dança de hip hop, que infelizmente acabou, mas eu segui dançando sozinho e agora estou começando a colher os frutos” finaliza.

Confira a lista completa dos vencedores

Categoria Música
1º lugar - Ellen Grazieli e Mileny Campos