Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos conhecem laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da UNIT
CENÁRIO PRÁTICO

Alunos conhecem laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da UNIT

Criado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 09h44 | Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 09h44 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 09h48

Atividade foi elaborada com o objetivo de proporcionar um cenário prático

Turma do Curso Integrado em Alimentos 3º IALMUm grupo de estudantes do 3º ano do curso técnico em Alimentos, integrado ao ensino médio, visitou na tarde dessa terça-feira, 18, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) da Universidade Tiradentes, no bairro Farolândia, em Aracaju, para consolidação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula nas disciplinas de Análise de Alimentos, Técnicas Básicas em Laboratório de Química, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de Fermentação e Fundamentos de Análise Instrumental, promovendo a interação teoria-prática.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento dos laboratórios de pesquisa em Alimentos (LPA), Engenharia de Bioprocessos (LEB) e de Cromatografia Gasosa Bidimensional (LabCrom). O Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP, foi criado em 1998 pelo Grupo Tiradentes, em resposta às demandas por estrutura apropriada ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe, contribuindo, assim, para o crescimento da Região Nordeste. Atua em diversas áreas do conhecimento através do desenvolvimento da pesquisa e da inovação.

Atualmente o ITP/Unit, possui 115 patentes depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e via Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). São co-titulares em quatro patentes, além de registros de softwares e proteção de marcas. Outras três patentes encontram-se em fase de negociação para o licenciamento da tecnologia.

A visita foi organizada pela Coordenadoria do Curso Técnico Integrado em Alimentos (Coali-I) do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, e orientados pelo Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes – Unit, professor doutor Álvaro Silva Lima. Os alunos visitaram os laboratórios de Bromatologia, Microbiologia, Química de Água e o de Orgânica. Tiveram a oportunidade de acompanhar algumas análises e explicações da equipe técnica inclusive de técnicos do ITPS que foram oriundos do Curso Técnico em Alimentos.