Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Análise e Desenvolvimento de Sistemas é aprovado pelo MEC
Início do conteúdo da página
AVALIAÇÃO MEC

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é aprovado pelo MEC

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 12h58 | Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 12h58 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 13h57

A aplicação de nota na avaliação do Ministério da Educação (MEC) é muito importante, porque serve de parâmetro para a excelência e qualidade das instituições de ensino que são avaliadas pela instituição, qualifica o currículo do aluno egresso e o ajuda a se destacar em processos seletivos de pós graduação.

 

FOTO ALUNOS 2 AVALIAÇÃO MEC CADSO curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFS, campus Aracaju, recebeu nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), dentro de uma pontuação que vai de 1 a 5. A avaliação corresponde a um conjunto de indicadores que analisam a qualidade dos cursos das instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas. A avaliação ocorreu no período de 19 a 23 de setembro de 2022, sob a coordenação da professora Renata Tânia Brito Morais.

Aprovado pelo conselho superior do IFS em outubro de 2018 por meio da Resolução número 41/2018/CS/IFS, a turma pioneira do curso foi iniciada no primeiro semestre de 2019. São ofertadas 80 vagas anuais, ocupadas pelos candidatos aprovados nos processos seletivos do IFS, com 40 vagas para o primeiro semestre e 40 para o segundo semestre de cada ano.

O curso possui 239 estudantes ativos na atualidade e um total de 15 docentes; 3 deles pertencentes a outras coordenações de apoio. A equipe de professores é formada por 3 doutores, 10 mestres e 2 especialista.

Vale destacar também que a avaliação efetuada por técnicos do MEC tem objetivo de identificar o perfil e o significado da atuação institucional, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando a missão e o plano de desenvolvimento institucional, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e, as respectivas formas de operacionalização, nas quais estão incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.


AVALIAÇÃO MEC Foto professores 2 CADSOutros aspectos relevantes para o processo de avaliação dos cursos, pelo MEC, é a comunicação com a sociedade, a infraestrutura física oferecida entre outras dimensões institucionais, destacados pela professora Renata Brito, que acompanhou a avaliação, respondeu os questionamentos da equipe avaliadora do MEC, como coordenadora do curso e, apresentou os aspectos curriculares, pedagógicos, além das instalações do curso, como laboratórios e salas de aula.

Definida a partir de uma série de critérios que acompanham as avaliações, a nota do MEC torna possível verificar e categorizar as condições de ensino que uma Instituição de Ensino Superior (IES) pode oferecer a seus alunos.

A classificação também tem a finalidade de apontar possíveis melhorias que a instituição deve fazer, para aferir as políticas públicas relacionadas à educação brasileira e disponibilizar referências que os estudantes possam usar para escolher instituições que proporcionem ensino de qualidade, conforme destaca a professora Renata Brito.

Resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, infraestrutura física, recursos pedagógicos, didáticos e corpo docente são alguns pontos que entram no cálculo da nota. Contudo, para o curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas ainda não foi realizado o ENADE, de acordo com informação da coordenadoria do curso.

A atual coordenadora do curso, professora Jislane Silva Santos de Menezes destacou o empenho dos profissionais e discentes que contribuíram para o resultado alcançado na avaliação do MEC, “especialmente a reitoria, direção-geral, direção de ensino, gerência de ensino, equipe da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Procuradora Educacional Institucional (PEI), Assessoria de Comunicação (Ascom) e docentes que ministram aulas no curso. E dizer também que o caminho ainda é longo e que precisamos trabalhar mais e mais para conservarmos as conquistas do hoje e traçar novas metas para o amanhã”, enfatizou a professora Jislane Menezes.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57