Docente do IFS será orientador no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste/Capes
Servidor atuará na área de concentração: Ensino, currículo e processos de ensino-aprendizagem
O professor doutor Laerte Fonseca, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, atuará como professor e orientador (voluntário) do doutorado em Ensino, promovido pela Rede Nordeste de Ensino, RENOEN/CAPES), no polo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O docente terá duas vagas (não institucionais) na área de concentração: Ensino, currículo e processos de ensino-aprendizagem que englobam as linhas de pesquisa: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática e Ensino, Currículo e Cultura. Laerte é livre docente em Didática da Matemática, licenciado em Matemática, bacharel em Psicologia e professor titular do IFS (http://lattes.cnpq.br/6696227477981073) .
O edital da RENOEN/UFS fica disponível, geralmente, no mês de maio de cada ano, com variações a depender das condições estabelecidas pelo programa (http://www.posgraduacao.ufs.br/renoen). O doutorado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, em julho de 2020. O professor Laerte quer preparar os servidores do IFS para ocuparem as duas vagas ofertadas por ele. Os interessados devem entrar em contato com o docente pelo e-mail laerte.fonseca@ifs.edu.br para ingressarem no seu Grupo de Pesquisa neuroMATH e iniciarem o processo de elaboração do projeto de pesquisa para a seleção de doutorado.
Podem participar todos os servidores do IFS (professores e técnicos) que possuem licenciatura e mestrado em qualquer área do conhecimento e que se interessem pelos temas de pesquisa do orientador (psicologia cognitiva, neurociência cognitiva e teorias da Didática da Matemática/vertente francesa). Essas teorias servem de fundamentos para quaisquer áreas do conhecimento, não apenas para matemática.
O incentivo aos servidores, segundo Laerte, é uma forma de retribuir a liberação concedida pela Direção-geral do IFS campus Aracaju para que ele atuasse como professor e orientador da RENOEN/CAPES/UFS e também contribuir com os colegas de trabalho que querem ingressar no programa de pós-graduação. “A proposta é estimular professores e técnicos a ingressarem no doutorado em Ensino, contribuir para a qualificação de pessoal no âmbito do IFS, propiciar a realização de um doutorado dentro do próprio Estado (Sergipe), evitando-se custos com mudança de endereço e solicitação de afastamento integral das atividades laborativas e incentivar os servidores do IFS (professores e técnicos) ao mergulho no mundo da pesquisa”, justifica.
Para o professor Laerte a oportunidade de realizar um Doutorado em Ensino (Rede Nordeste) remete a realização de um sonho dos servidores que se interessam alcançar esse nível acadêmico, bem como para a instituição (IFS) em ampliar o quadro de servidores qualificados em alto nível. “Também vale frisar que existe o ganho real da comunidade externa em poder contar com uma instituição que demonstra preocupação com a qualificação dos seus servidores”.


Redes Sociais