Estudantes apresentam trabalhos em evento estadual
Pesquisas foram produzidas por alunos de Engenharia Civil, Saneamento Ambiental, Química e Edificações
Um grupo de 11 alunos do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, apresentou cinco trabalhos científicos durante o XV Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (ENREHSE ), que aconteceu de 20 a 24 de março de 2023 no Auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ,Embrapa Tabuleiros, em Aracaju.
O evento ocorreu dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado mundialmente no dia 22 de março, que este ano teve como tema Acelerando Mudanças, seja a mudança que você deseja ver no mundo. O encontro reuniu especialistas, professores e estudantes em um espaço aberto para troca de experiências e debates, lançamento de livros e apresentação de trabalhos dentro da temática. As pesquisas foram expostas em banners pelos autores.
Os trabalhos apresentados foram: Proposta de um Indicador do Grau de Conservação de Pequenos Açudes, Expansão da Microdrenagem Urbana na Região Metropolitana de Aracaju no período de 2017 a 2021, Simulação do Uso de Água Pluvial em Bacias Sanitárias no Ceasa, Aeacaju/SE, Análise da Erosão no Canal de Drenagem da Avenida Anísio Azevedo, Aracaju/SE e Avaliação do Esgotamento Sanitário da região Metropolitana de Aracaju com Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Participaram da produção dos trabalhos científicos os estudantes do curso de Engenharia Civil: Larissa Maria da Cunha Lima, Eliglesia Maria Caldas dos Santos, Carla Suellen Alves Santos, Laline Cristine Gomes de Araujo, Carla Mirele Souza dos Santos, Diego Fabricio Rodrigues Andrade, Sarah Rolemberg da Silva Ramos e Vitoria Elisabeth de Oliveira Santos, além de Carlos Gomes da Silva Júnior (Saneamento Ambiental), Alan Matheus dos Santos Mota (Química) e Débora Fernanda Santos de Jesus (Edificações), todos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saneamento Básico e Sustentabilidade (GEPESS).
O trabalho Construções em Áreas da União e os Impactos do Processo Erosivo na Praia da Caueira, Itaporanga D’Ajuda/SE, fruto da parceria entre a Secretaria de Patrimônio da União em Sergipe e Instituto Federal de Sergipe, apresentado durante o Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, contou com os autores Eugênio Figueiredo de Albuquerque (IFS/SPU), Clêiton Carvalho Alves (SPU) e Zacarias Caetano Vieira (IFS).
Para o professor do curso técnico subsequente de Edificações do campus Aracaju, Zacarias Caetano Vieira, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saneamento Básico e Sustentabilidade do IFS, o nível dos trabalhos produzidos pelos alunos foi excelente e demonstrou o potencial da pesquisa e iniciação cientifica no Instituto Federal de Sergipe.
Redes Sociais