Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Direção-geral e Guarda Municipal tratam sobre segurança na escola

Direção-geral e Guarda Municipal tratam sobre segurança na escola

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h54 | Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h54 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h54

Diretores destacam importância do trabalho em conjunto

materia seguranca escola 2Os casos recentes de ataques e ameaças a escolas no Brasil tem causado medo aos estudantes, pais e trabalhadores da educação. O tema foi amplamente discutido pelo diretor-geral do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, Francisco Luiz Gumes Lopes, a diretora de Ensino, professora Ana Paula Cavalcante de Oliveira, e o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju , subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, durante reunião realizada na tarde dessa terça-feira, 18, na sede da GMA, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira).

O encontro teve como objetivo discutir medidas preventivas que ampliem ações de segurança , permitindo que os pais, responsáveis e a comunidade acadêmica se sintam mais tranquilos. Após a reunião, o professor Francisco Gumes anunciou que a Direção-geral do IFS campus Aracaju pretende firmar parcerias para a construção de ações de caráter preventivo relacionadas à melhoria da segurança no ambiente escolar. “É necessário fazer um trabalho conjunto. Precisamos ter essa interação”, defende.

De acordo com o subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça a Guarda Municipal de Aracaju tem capacitado e orientado os profissionais da educação da rede municipal mediante protocolo de emergência nas escolas, de forma a identificar e adotar condutas mais adequadas para cada situação emergencial.materia seguranca escola 1

Competência

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), criada através da Lei Municipal Nº 1.659 de 26 de dezembro de 1990, é uma instituição civil, uniformizada e armada com função de proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania, das liberdades públicas e da preservação da vida, através de patrulhamento preventivo e em compromisso com a evolução social da comunidade.

Tem suas ações referenciadas e pautadas através das políticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Sua formação segue os padrões estabelecidos na Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais através do Curso de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Profissionalização com duração de 562 horas sendo sua atuação integrada aos demais órgãos de Segurança Pública nas esferas Estadual e Federal.

A GMA atua em todas as regiões e bairros da cidade através de rondas e corpo efetivo disposto nos prédios e espaços públicos municipais e conta com diversos agrupamentos especializados com destaque para a Ronda da Capital (Rondac), Grupo Tático Operacional (GTO), Ronda dos Mercados (Rondam), Grupo Especializado de Moto Patrulhamento (GEM), Ronda Escolar e Ciclo Patrulhamento.

A Guarda Municipal de Aracaju também desenvolve ações e projetos preventivos/educativos através do Programa Anjos Azuis que trabalha de forma lúdica com crianças e adolescentes.

*com informação da GMA