Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto Esporte Inclusivo será lançado nesta quarta no Campus Aracaju
INTEGRAÇÃO

Projeto Esporte Inclusivo será lançado nesta quarta no Campus Aracaju

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h58 | Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h58 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 12h00

Inscrições para participar das atividades estão abertas no Sispubli

manha parolimpica 010816 DSC01013 b 1200x900O Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, lança nesta quarta-feira, 3 de maio, o Projeto Esporte Inclusivo para promover as experiências Por meio da prática do voleibol sentado. A primeira ação é um curso destinado aos estudantes com e sem deficiência e à comunidade externa ao IFS. As atividades acontecerão todas as quartas-feiras, no ginásio de esportes, das 15h30 às 17h30. As inscrições gratuitas para participar do projeto estão abertas no Sistema de Publicação, Sispubli. São ofertadas 40 vagas.Esporte Inclusivo Cartaz 11024 1

O curso Esporte Inclusivo - Voleibol Sentado: Construindo Expêriencias Inclusivas será ministrado pelo professor da Coordenadoria de Educação Física e Esportes, campus Aracaju, José Oswaldo Sampaio de Mendonça, com a participação do atleta Ezequias dos Anjos, da Seleção Sergipana Escolar de Voleibol Sentado. A atividade será desenvolvida com conteúdos práticos e teóricos que oportunizam o aprendizado do voleibol sentado e também do entendimento da importância da inclusão social e do respeito às diversidades.

O projeto é um produto de pesquisa realizado pelo professor Oswaldo no curso de Mestrado em Educação na UNIT (2023). A ação se estenderá até 5 de julho deste ano e tem como objetivo ressignificar o esporte na perspectiva da educação inclusiva através da prática do voleibol sentado. A atividade também objetiva ampliar os debates sobre a inclusão, apresentar as diferenças entre integração e inclusão no esporte, promover experiências esportivas inclusivas e ensinar o voleibol sentado na escola como prática esportiva e inclusiva.manha parolimpica 010816 DSC01059 1200x900

Professor Oswaldo Mendonça explica que este curso visa ampliar a utilização do desporto na escola comprometida com a inclusão social, tendo a compreensão do esporte na perspecitva da integração e da educação inclusiva, onde as práticas educativas com a atividade esportiva poderão ser realizadas com a presença de pessoas com e sem deficiência. “O esporte é um fenômeno humano e social, que surge e se desenvolve a partir da evolução histórica e cultural da humanidade, o qual oportuniza ao indivíduo adquirir conhecimentos, valores, crenças e hábitos, e estes desenvolvidos a partir de suas experiências esportivas vividas na teoria e/ou prática”.

Espera-se ampliar o debate sobre a inclusão através do esporte, desenvolvendo o voleibol sentado para pessoas com e sem deficiência ressignificando o esporte na escola. Além disso, proporcionar experiências inclusivas no aprendizado do voleibol sentado para os participantes do curso.