Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju tem mais de 500 alunos inscritos na OBMEP 2023
CONHECIMENTO

Campus Aracaju tem mais de 500 alunos inscritos na OBMEP 2023

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 11h57 | Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 11h57 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 12h10

Aplicação das provas da 1ª fase acontecerá no dia 30 de maio

18a OBMEP cartazEstudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médico do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, terão a oportunidade de testar seus conhecimentos na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. As provas da 1ª fase acontecerão no dia 30 de maio, das 9h às 11h30, na instituição. Neste ano, mais de 500 alunos estão aptos a participar da prova e concorrer às premiações da maior olimpíada científica do Brasil.

Para participar desta primeira etapa da OBMEP basta comparecer no dia , horário e local da prova que será aplicada em 30/05, a partir das 9h, no IFS Campus Aracaju. O evento é gratuito. De acordo com o coordenador local, professor José Hélio Barbosa Junior, da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima), as salas serão definidas e divulgadas posteriormente pela comissão organizadora.

A olimpíada acontecerá em duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova discursiva. Todos os alunos do integrado, com matrícula ativa em 2023, estão inscritos no nível 3, categoria destinada aos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio. O IFS campus Aracaju será responsável pela aplicação da prova da primeira fase, que consiste em um prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada, totalizando 20 pontos. A divulgação do resultado está prevista para 2 de agosto.

Serão classificados para a 2ª fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira etapa. A segunda fase ocorrerá em 7 de outubro (sábado), às 14h30, e se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pelo IMPA, de caráter classificatório, composta de 6 (seis) questões valendo até 20 (vinte) pontos cada.

O IFS campus Aracaju, por meio dos estudantes do integrado,tem conquistado um excelente desempenho nas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas. Em 2019, a instituição encerrou sua participação na 15ª edição da OBMEP com uma medalha de ouro, uma de prata e oito menções honrosas, ocupando posições de destaque. O coordenador de Licenciatura em Matemática, professor José Hélio Barbosa, destaca a importância da participação dos alunos em eventos científicos.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). São objetivos da olimpíada estimular e promover o estudo da matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.