Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Acadêmicos de Matemática criam recursos com foco na acessibilidade
DESAFIO

Acadêmicos de Matemática criam recursos com foco na acessibilidade

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h17 | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h17 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h25

Ação Math Day mobilizou alunos e professores no campus Aracaju

Desafio Math Day 2023 7A coordenadoria do Curso de Licenciatura em Matemática (Colima) do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realizou no dia 20 de maio (sábado) mais uma edição do Desafio Math Day de Acessibilidade. A atividade interdisciplinar contou com a participação de professores e alunos que realizaram exposição de soluções educacionais com foco na acessibilidade. Durante o evento foram apresentados jogos e desafios confeccionados e aplicados pelos discentes de Matemática dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP) como: scape room, passa ou repassa, mímica matemática, caça ao tesouro, jogo africano Mancala, jogo da onça, e dinâmicas utilizando os recursos manipuláveis do Laboratório de Ensino de Matemática.Desafio Math Day 2023 6

A ação aconteceu no campus Aracaju, das 8:40 às 12:20, com a participação de representantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do campus Aracaju, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, regional Sergipe, de aproximadamente 100 professores e alunos do 9º ano até o ensino médio do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa e do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo. O resultado do desafio será divulgado nesta sexta-feira, dia 26, pelo site bit.ly/2mathday. A atividade faz parte das comemorações do Dia da Matemática, celebrado em 6 de maio.

O coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e professor da disciplina Estágio Supervisionado 1, Danilo Lemos Batista, fez uma avaliação positiva sobre Desafio Math Day de Acessibilidade. “Realizar uma vivência de troca de experiências como essa permitiu que usássemos um tema como o Dia Nacional da Matemática para fazer convergir algumas discussões que já fazemos separadamente ao longo do semestre nas aulas das disciplinas e programas do curso.” O coordenador do curso de Licenciatura em matemática, professor José Hélio Barbosa Junior, reforça a importância da atividade interdisciplinar. “ É um evento relevante na formação do professor de matemática e do indivíduo, por aproximar a teoria da prática pedagógica e levar em consideração a questão do fazer matemática associada a inclusão de pessoas com deficiência."Desafio Math Day 2023 5

Os acadêmicos relatam suas experiências com o Desafio Math Day de Acessibilidade de maneira positiva. “A atividade junto ao Programa Residência Pedagógica proporcionou trabalhar a matemática de forma lúdica, criativa e dinâmica tornando-se uma ferramenta de ensino aprendizagem, capaz de estimular a imaginação, a concentração e o raciocínio lógico dos alunos, possibilitando uma compreensão da gama de situações envolvendo a matemática.”, avalia Tiago Almeida da Conceição, aluno do curso de Licenciatura em Matemática e bolsista do PRP. A aluna Maura Santos Ribeiro, bolsista do PIBID, destaca as contribuições da atividade interdisciplinar para a vida acadêmica. “Então, pra mim contribui e muito, pois é através dessas ações que podemos desenvolver melhor a forma como podemos ajudar pessoas com certa dificuldade no aprendizado principalmente na área da matemática, sendo assim a gente só tem a ganhar também.”

Desafio Math Day 2023 2A coordenadora do Programa de Residência Pedagógica, professora Crislene Santos da Paixão, explica que a exposição realizada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática que participam do PRP teve o intuito de comemorar o Dia da Matemática com uma abordagem de uma matemática dinâmica, desafiadora e descontraída. Já a professora Carla Priscila Alves Santos, também coordenadora do programa, afirma que uma ação como essa proporciona ao licenciando em matemática o desenvolvimento de novas abordagens de ensino e desperta nos estudantes do ensino básico o interesse pela disciplina.“O evento promovido pelo IFS contribuiu para ampliação e divulgação dessa ciência tão importante para o nosso cotidiano, além de despertar no estudante o gosto pela Matemática por meio das atividades e jogos apresentados.”, analisou o Erivanaldo Florencio Xavier da Costa, professor no Colégio Estadual Jackson de Figueiredo.

Desafio Math Day 2023 8  Desafio Math Day 2023 9