Estudantes atuam em projeto de bodyboarding
Ação é responsável por facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao lazer
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, participaram no dia 3 de junho de uma experiência educativa diferente para estimular o conhecimento e o ensino-aprendizagem. Os acadêmicos atuaram no Projeto “Estrelas do Mar”, que trabalha a inclusão de pessoas com e sem deficiência por meio da prática do bodyboarding e de várias outras atividades lúdicas, integrativas e desportivas. A ação aconteceu na manhã de sábado, na praia do Robalo, em Aracaju, e reuniu beneficiados e os voluntários do projeto.
No dia 24 de maio, o idealizador do “Estrelas do Mar” , Byron Silva, esteve no IFS campus Aracaju reunido com os estudantes de Licenciatura em Matemática que atuam no projeto voluntário de extensão “Surfematemática: o IFS na comunidade”, que é coordenado pelo professor mestre Davy Christian Souza Cardoso, da coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima). Durante o encontro, Byron convidou os acadêmicos para conhecerem a ação que é responsável por facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao lazer.
Professor Davy Christian relata que a participação dos estudantes no “Estrelas do Mar” foi uma experiência cheia de humanidade, amor e alegria em prol do bem comum. Além do docente, os estudantes Daniel Carvalho dos Santos, Fábio Oliveira Soares e Yuri Rodrigues da Silva participaram da atividade. “Agradeço imensamente a participação dos estudantes e a iniciativa do amigo, professor Davy . O Estrelas do Mar é um divisor de águas na vida de todos que conhecem o projeto, tenho certeza que plantamos bons sentimentos e reflexões juntos.", afirma Byron.
O projeto “Surfematemática: o IFS na comunidade” foi lançado ano passado por meio do edital n° 8/2022 da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (propex). O objetivo consiste em desenvolver em espaços não escolares alternativas para uma prática educacional que vise o desenvolvimento integral do ser e que potencializem a relação entre ensino, aprendizagem e o bem-estar social, e assim contribuindo com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFS e com a divulgação deste curso. “Como a matemática é uma ciência abstrata e suas aplicações nem sempre são práticas, através do desafio de trabalhar conceitos matemáticos a partir da prática surfe, esta atividade poderá contribuir satisfatoriamente ao seguinte problema de pesquisa: Um processo de ensino e aprendizagem será mais efetivo e prazeroso quando for através de uma abordagem lúdica focada em interesses dos envolvidos? ”, explica o professor Professor Davy Christian
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