Workshop discute tecnologias na área de alimentos
Evento promoveu debates e apresentação de produtos produzidos por alunos
A Coordenadoria do Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realizou nos dias 5, 6 e 7 de junho a 3ª edição do Workshop Alimentos e suas Tecnologias. O evento teve como objetivo promover uma maior interação entre os alunos, professores e profissionais da área de possibilitando a troca de conhecimentos e experiências através de oficinas, palestras e mostra de produtos produzidos pelos alunos. A primeira atividade aconteceu na tarde de quarta-feira, 5, com a visita técnica dos alunos do 3° ano do curso técnico integrado ao laboratório de Alimentos do IFS campus São Cristóvão.
Após a abertura do evento iniciou o ciclo de quatro palestras, na quinta-feira, 6. A primeira, sobre filmes e revestimentos biodegradáveis ativos, conceito e aplicação na conservação de alimentos, ministrada pela pesquisadora Bruna Stephanny Neves Brito, formada em Engenharia de Alimentos ( Universidade Federal de Sergipe/UFS), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFS) e doutora em Biotecnologia (Rede Nordeste de Biotecnologia/Renorbio).
A segunda abordou as inovações tecnológicas na produção de queijo tipo Petit-suisse, dirigida pela pesquisadora Hannah Caroline Santos Araujo, formada em Engenharia de Alimentos (UFS) Eng. Alimentos (UFS) e doutora em em Biotecnologia (Renorbio). Durante os debates e palestras, ex-alunas do Curso de Alimentos foram destaques com a apresentação de cases de sucesso. Do IFS à UFS: 10 anos de uma trajetória de sucesso foi o tema conduzido pela técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Sergipe, Crystianne Santana Franca, hoje, bacharel e mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe. De aluna à servidora do IFS: contribuições do técnico em Química de Alimentos nas tomadas de decisões e novos desafios, foi o tópico apresentado por Geneluce Cruz Siqueira Santana, técnica em Alimentos (IFS), com formação em Química (UFS), especialista em Gestão de Segurança de Alimentos (Senac) e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFS).
A quarta palestra tratou sobre empreendedorismo X desenvolvimento pessoal, ministrada pela pela pesquisadora Manuella de Carvalho Souza, que é graduada em Engenharia de Alimentos e mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos ( UFS) e especialista em MBA em Empreendedorismo, Startup e Inovação ( Unisinos ). Um dos pontos altos do whorkshop foi a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos no curso técnico subsequente em Alimentos.
O evento foi encerrado na manhã de sexta-feira, 7, com uma visita técnica dos estudantes à Sorveteria El Shaday, paletas mexicana, localizada no município de Carira, a 108 km da capital. A 3ª edição do workshop foi organizada pelas professoras doutoras da Coordenadoria de Alimentos, Aline Alves Oliveira Santos Prado,. Cristiane da Cunha Nascimento, Juliana Dias Maia, Julianna Freire de Souza, Maria Geovânia Dantas Silva; Regivânia Lima de Meneses Franco, Suyare Araujo Ramalho e Thaciana Vieira de Oliveira.
Redes Sociais