Servidores são capacitados em Libras
Objetivo é garantir atendimento qualificado aos alunos e visitantes surdos e com deficiência auditiva
O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), promoveu nos dias 14 e 15 deste mês a oficina “Libras Instrumental: Uma experiência de imersão”. O encontro reuniu servidores, especialmente dos setores Multidisciplinar, Biblioteca e Coordenadoria de Registro Escolar (CRE), para oportunizar a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e garantir atendimento qualificado aos alunos e visitantes surdos e com deficiência auditiva.
A ação foi realizada com a participação da equipe de tradutoras e intérpretes em Libras do Napne mediando as práticas com o intuito de proporcionar mais segurança para que psicopedagogas e psicólogas, por exemplo, possam vivenciar interações transformadoras com alunos e visitantes no intuito de criar uma instituição mais inclusiva.
O coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, professor professor Danilo Lemos Batista, reconhece que uma oficina de dois dias não dá proficiência na Libras, mas afirma que o Napne desenhou uma solução que deve funcionar como um ponto de partida para que ouvintes se sintam mais à vontade para interagirem com pessoas surdas, além de terem um norte para iniciar e aprofundar seus estudos. “Essa ação foi pensada a partir de uma demanda percebida com a própria comunidade. Ele foi uma primeira versão de um tipo de vivência que pretendemos aprimorar e repetir em outros momentos e com outros públicos.”
A servidora Alzira Maria Carvalho Leite, integrante da equipe de psicopedagogas do Núcleo e participante da oficina, fez avaliação positiva da experiência. “Foi ótimo participar da oficina de Libras, pois é um aprendizado fundamental para a equipe Napne e poderia ser disponibilizada para toda comunidade escolar a fim de que todos possam aprender a se comunicar e interagir com a pessoa surda, experienciando formas de eliminar barreiras de comunicação.”
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