Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju se prepara para Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação
COMPETIÇÃO

Campus Aracaju se prepara para Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação

Criado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 10h08 | Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 10h08 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 14h40

Torneio terá participação de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

IMG 20230829 WA0037A Coordenadoria de Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, reuniu no dia 29 de agosto estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em um workshop de preparação para o II Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro deste ano, no Laboratório 33 do IFS, das 7h às 13h. Neste mês de setembro, a coordenação promoverá mais uma atividade preparatória,  uma oficina, ofertada aos alunos por meio de duas turmas: a primeira no dia 5 de setembro e a segunda em 19/09.  As inscrições para participar dos eventos são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sistema de Publicações do IFS (Sispubli).IMG 20230829 WA0044

O campeonato envolve os estudantes do ensino integrado, juntamente com seus técnicos (orientadores). Eles irão desenvolver estratégias e programas para os seus times, visando as possíveis jogadas que cada jogador poderá executar no campo, com o objetivo de fazer gols no campo adversário e vencer as partidas.

O ambiente de simulação utilizado é o software de simulação The Robot Soccer Simulator™ que apresenta um campo de futebol virtual, os robôs dos dois times e a bola, através do qual é realizada uma partida de futebol de robôs autônomos. Cada time possui cinco jogadores, cujos movimentos são programados, podendo ser goleiro, defensores, meio campistas e atacantes. Para implementar as estratégias de jogo será utilizada a linguagem de programação Lingo.

futebol simulacao DSC 0075 1200x800pxNesta fase de preparação serão definidas as regras da competição, material de divulgação, inscrição de equipes, treinamento e plantão de dúvidas para os participantes. Na competição serão premiados os três primeiros colocados, denominados como campeão, vice-campeão e terceiro colocado.Todos os participantes receberão um certificado de participação.

O Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação é coordenado pelas professoras Danyelle Mousinho Medeiros Santana e Leila Buarque Couto de Matos e o técnico em laboratório Renan Oliveira Silva. “Utilizar uma competição e desenvolver um ambiente amigável de futebol de robôs busca aproximar um esporte que é paixão nacional a um ambiente lúdico de aprendizagem de programação, lógica, matemática, física e educação física, promovendo a interdisciplinaridade, a motivação dos estudantes e a aprendizagem significativa, unindo ensino, pesquisa e extensão de forma concreta, e disseminando a robótica educacional no IFS campus Aracaju.”, avalia professora Leila.

OBJETIVOS

O campeonato quer atrair o interesse dos estudantes para as áreas de Ciência e Tecnologia utilizando ambiente amigável de futebol de robôs. O evento pretende ainda desenvolver competências futebol simulacao DSC 0061 b 1200x800pxnas áreas técnicas e habilidades interpessoais no estudantes, estimular a participação dos alunos utilizando atividades lúdicas, fomentar robótica educacional no IFS campus Aracaju e aprender, na prática, conceitos básicos abstratos ensinados na matemática, física, além de lógica e linguagem de programação através do desenvolvimento dos programas dos times.

Banner A4 2023 page 0001A coordenadora-geral do evento, professora Danyelle Mousinho, afirma que ao final de todo o processo de organização, execução e finalização do campeonato espera-se alcançar o interesse dos estudantes para as áreas de ciência e tecnologia, abrangendo de forma interdisciplinar a aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula na utilização de conceitos básicos abstratos ensinados na matemática, física, lógica e linguagem de programação através do desenvolvimentos dos programas dos times, utilizando um ambiente lúdico aplicado ao jogo de futebol com robôs simulados a partir do The Robot Soccer Simulator™. Além de desenvolver a habilidade de trabalho em equipe, liderança e competitividade de forma saudável entre os alunos, uma vez que será aberto para todos os estudantes dos seis cursos integrados.

Outro ponto que se pretende atingir, segundo o técnico em laboratório Renan Oliveira Silva, é o fomento da robótica educacional no IFS campus Aracaju, desenvolvendo mais atividades que permitam o aprendizado de forma lúdica aos estudantes e cada vez mais diversificando o portfólio de ações. Mais informações sobre a competição pelas mídias sociais do evento.

Site: https://sites.google.com/academico.ifs.edu.br/campeonato-de-futebol-de-robo/home

Instagram: @futebolrobocoeln