Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > NAPNE inicia projeto para promoção de uma cultura inclusiva no campus
INICIATIVA

NAPNE inicia projeto para promoção de uma cultura inclusiva no campus

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h47 | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h47 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h48

Ação foi lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Quadro iclusivo Alunas e Psicopedagoga do NAPNE Alzira 700pxO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, Napne, em parceria com o Grêmio Estudantil 28 de Março, iniciou em 21 de setembro, em celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência o projeto “Quadro Inclusivo”. A ideia é criar um espaço colaborativo com foco na promoção de uma cultura inclusiva na instituição.Tamo Juntes na Inclusão 1200px

A atividade contou com a participação de estudantes, professores, técnicos administrativos da educação e colaboradores que reconhecem a importância deste espaço para o trabalho contínuo de inclusão, favorecendo atitudes inclusivas e estabelecendo um ambiente solidário. “ Vamos potencializar ações inclusivas que possibilitem um convívio mais harmonioso no instituto, priorizando o respeito às diferenças e evitando o olhar capacitista voltado aos alunos e servidores com deficiência.”, anuncia o coordenador do Napne, professor Danilo Lemos.

A partir do lançamento do projeto, a coordenação do Napne espera que a comunidade se envolva no uso do quadro de forma colaborativa através do compartilhamento de produções artísticas que evoquem o tema da inclusão da pessoa com deficiência para, assim, reforçar a importância de criar uma cultura mais inclusiva.

Professor Danilo Lemos também destaca a importância da união com a classe estudantil. “A parceira entre o Napne e o grêmio já estava sendo articulada desde o semestre passado para que nós possamos avançar no quesito inclusão no campus. Escolhemos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência para darmos o início das nossas ações conjuntas. Não dá para criar uma instituição inclusiva sem o envolvimento direto do corpo discente. O quadro sofreu essa “intervenção” justamente para dar voz aos alunos com e sem deficiência que desejem mostrar como se faz inclusão através da arte.”

Quadro inclusivo b 1200px   Gremio 800px