Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > IFS campus Aracaju esteve presente no Setembro Surdo
AÇÕES

IFS campus Aracaju esteve presente no Setembro Surdo

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 11h28 | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 11h28 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 11h28

O mês foi marcado por atividades com foco no reconhecimento das conquistas da comunidade surda

Run Surdos 1 bA aluna surda Francis Paula Rocha Santos do curso técnico subsequente em Alimentos, professores e a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, Napne, representaram o campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe em dois importantes eventos de Sergipe para celebrar o Dia Nacional do Surdo (26/09). O IFS esteve presente na 1ª RUN de Surdos de Sergipe, corrida promovida pela Escola Estadual 11 de Agosto, realizada no dia 22 de setembro, no Parque da Sementeira.Palestra Setembro Surdo 2

O campus Aracaju também participou da palestra “Tecendo Caminhos para uma Educação Equitativa e Bilíngue”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, realizada no dia 28, no Auditório Hermínia Caldas, na sede da Seduc.

O Objetivo da participação do IFS Aracaju nos eventos, segundo o coordenador do Napnee, professor Danilo Lemos Batista, foi estreitar as relações com a comunidade surda e o reconhecimento da manutenção da luta em prol da criação de espaços mais inclusivos para estudantes surdos da rede pública de ensino.

Professor Danilo avalia que a participação na corrida foi importante para dar visibilidade aos atores institucionais junto ao público, contando com a presença tanto da equipe de tradutores-intérpretes de Libras, como de docentes e discentes do campus Aracaju. “Já a palestra, como ação formativa, foi uma oportunidade de promover reflexões que poderão resultar em um alinhamento das políticas institucionais que podem contribuir mais efetivamente na criação de um cenário propício à educação bilíngue a partir do feedback dos participantes que fazem parte da equipe.”

Palestra Setembo Surdo  Run Surdos 2

Run Surdo 4  Run Surdos 3