Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos de Eletrônica do Campus Aracaju apresentam protótipo na Mostra Nacional de Robótica
TECNOLOGIA

Criado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h41 | Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h41 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h46

O Pet Feeder ajuda na alimentação dos animais na ausência do tutor

Robótica 2Quem é dono de animais de estimação sabe a loucura que é ter que deixá-los sozinhos por muito tempo. Um dos maiores desafios dos tutores é a alimentação, principalmente para quem não tem com quem contar na sua ausência. Seja por motivos de trabalho longe de casa ou mesmo realizar uma viagem de poucos dias.

Pensando nisso, os alunos do curso técnico integrado de Eletrônica do Campus Aracaju, João Gabriel Santana Ferreira, Luan Mecenas Galvão Arcanjo, Caio Felipe Almeida Rodrigues, Állec Bryan Martins de Menezes Andrade e João Oliveira Brasileiro, desenvolveram um protótipo com o objetivo de realizar o fornecimento controlado de alimentação para um animal de estimação, seja com relação a quantidade como também aos horários, através de uma estrutura mecânica aliada a um circuito eletrônico, batizado de Pet Feeder.

O Pet Feeder é um dispositivo inteligente que auxilia a rotina dos cuidadores de animais, possibilitando acesso conveniente e seguro à alimentação do pet. Com base no desenvolvimento de um sistema embarcado, é possível acionar automaticamente o dispositivo, fornecendo a quantidade customizada de ração em horários pré-determinados. Essa solução é útil, pois proporciona conforto e praticidade no dia a dia, contribuindo para a saúde e bem-estar do animal, permitindo que ele receba a alimentação adequada mesmo na ausência dos tutores.

O projeto é orientado pelos professores Danyelle Mousinho Medeiros Santana, Edson Barbosa Lisboa e Renan Oliveira Silva e é um dos trabalhos expostos na Mostra Nacional de Robótica, o maior evento de robótica da América Latina, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Salvador, e busca estimular a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas.

Outros Projetos

Robótica 1O Instituto Federal de Sergipe ainda está representado por mais dois projetos. Todos idealizados pelos alunos do curso técnico integrado em Eletrônica do campus Aracaju. Um deles, orientado também pelos mesmos professores do Pet Feeder, é um protótipo didático de um sistema para controle de nível e foi desenvolvido por Antônio Victor Nogueira Araújo, Deivid Ryan Sobral Paixão e Klezy Ellen Melo de Freitas.

O projeto visa a implementação de um sistema automatizado de controle de nível de fluidos em tanques interligados, em tempo real, utilizando uma placa didático com sensores de nível, temperatura, vazão e um motor de sucção, além do Arduíno para monitoramento e controle. O sistema pode ser utilizado em processos industriais complexos, mas também em sistemas de condomínios que gerencia para não faltar água ou avisar sobre o estado crítico e até em sistemas de irrigação. Os dados coletados pelos sensores (nível, temperatura e vazão) são essenciais para avaliar as condições do processo e tomar decisões de controle.

Já o outro projeto, chamado de Ovynar, é um robô interativo para a adaptação de crianças em ambiente escolar. Como se sabe, o ambiente escolar nem sempre acaba sendo muito convidativo para os alunos, principalmente para as crianças pequenas que estão no início da jornada escolar.

Desenvolvido pelas alunas Geovanna Lima de Azevedo e Maria Luiza Bandeira de Matos e orientado pelos professores Leila Buarque Couto de Matos e Renan Oliveira Silva, a Ovynar promove a interação humano-robô, servindo para a criança se sentir mais segura no novo espaço, já que o robô toca música, se movimenta e tem jogo de luzes que chamam a atenção delas. A Ovynar possui formato atrativo, colorido e com temática infantil e foi produzida em impressora 3d.

Sobre o evento

Robótica é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), IEEE e pela RobCup Brasil (braço brasileiro da RobCup Federation). É a união entre as mais respeitadas competições e os mais importantes congressos científicos nas áreas de robótica e IA (Inteligência Artificial) da América Latina e reúne diversos subeventos que visam incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na área de Robótica.