Comunidade acadêmica cria coletivo para fomentar ações contra o racismo
Evento Novembro Negro marcou o início da atividade do grupo
O combate ao racismo ganhou força no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) a partir das atividades do Novembro Negro, evento realizado no período de 20 a 29/11. O propósito da ação foi ir além da promoção de momentos pontuais de debate e conscientização da comunidade acadêmica. O evento foi o pontapé inicial para a criação de um coletivo formado por alunos, professores e técnicos-administrativos em Educação que a partir de agora vai atuar em prol de uma instituição antirracista: o Coletivo Negres Sankofa!
Os quatro dias de atividades movimentaram a comunidade interna e externa, integrando egressos dos diversos cursos que ocupam posições de destaque no mundo acadêmico e do trabalho, alunos cotistas e não cotistas, docentes, técnicos administrativos e representantes de grupos e entidades da sociedade civil que atuam em prol de uma sociedade antirracista. O Novembro Negro foi organizado pela direção-geral do campus Aracaju e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi.
A assistente social Vânia de Jesus, presidente da comissão organizadora local do projeto, explica que o evento teve como objetivo promover ações locais com a finalidade de criar espaços de debate e um coletivo de pessoas engajadas em contribuir para uma educação para as relações étnico-raciais dentro do campus.
O coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), professor Danilo Lemos Batista, também membro da comissão, fez um balanço positivo das ações do projeto. “Criamos um site para centralizar a divulgação do conteúdo produzido durante os dias da ação e para a exposição virtual dos registros fotográficos do nosso aluno Maurício Audrin, do curso de Guia de Turismo. E quem não conseguiu participar das atividades vai poder conferir parte do que rolou nas nossas galerias virtuais.” Para visualizar a página do evento basta acessar o site: bit.ly/nnegroifsaj
Redes Sociais