Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Evento reúne instituições e órgãos para discutir demandas de inclusão podutiva
PcD

Evento reúne instituições e órgãos para discutir demandas de inclusão podutiva

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 12h28 | Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 12h28 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 12h42

Objetivo foi mobilizar, sensibilizar e qualificar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Workshop de Inclusão Produtiva 1O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, esteve presente no Workshop de Inclusão Produtiva para Pessoas com Deficiência em Sergipe, que ocorreu no dia 21 de agosto, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, para discutir o tema Inclusão Produtiva versus Capacitismo - Laudo não é destino! Incluir dá lucro! O evento reuniu instituições, organizações não governamentais e órgãos duramte toda a manhã, das 8h às 13h.Workshop de Inclusão Produtiva b 800x600

O objetivo do evento foi mobilizar, sensibilizar e qualificar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O whorksho teve a finalidade de ir além da discussão sobre o cumprimento da Lei de Cotas, e criar condições para um ambiente de trabalho decente e produtivo, promovendo a inclusão real das pessoas com deficiência como agente produtivo na sociedade sergipana.

Na mesa de abertura, estiveram presentes representantes da Superintendência do Trabalho em Sergipe, Conselho Estadual dos Direitos das pessoas com deficiência, Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Sergipe, Secretaria de Estado da Assistência Social, Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Sergipe, O Ministério Público do Trabalho (MPT), Federação das Indústrias do Est de Sergipe (FIES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial.

Workshop de Inclusão Produtiva 4O evento reuniu empresários, entidades da sociedade civil, profissionais de Recursos Humanos e representantes das instituições que ofertam formação profissionalizante. Foram realizados dois painéis. O primeiro abordando Inclusão Produtiva x Capacitismo - Laudo não é destino e o segundo foi uma Exposição de Experiências positivas para a inclusão produtiva das pessoas com deficiência. O encontro contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, com um público diverso, desde pessoas com autismo, Síndrome de Down, deficiência visual e física.

Considerando o aumento gradativo do ingresso de estudantes com deficiência no IFS, o workshpo possibilitou ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas ampliar as ações inclusivas implementadas no campus Aracaju, na medida em que é imprescindível a articulação entre instituições formadoras e o mundo do trabalho. “Nossa participação na organização do evento foi o pontapé inicial para pensarmos em programas voltados ao trabalho apoiado e outras ações inclusivas que precisam estar alinhadas às demandas da nossa comunidade, afinal além do ingresso e permanência de estudantes com deficiência, precisamos compreender como o êxito acadêmico também se reflete nesse estudantes estarem efetivamente inseridos no mundo do trabalho, em cargos relacionados à sua formação técnica.”, avalia Danilo Lemos Batista, coordenador do Napne do campus Aracaju.

Workshop de Inclusão Produtiva 2  Workshop de Inclusão Produtiva