Campus Aracaju celebra 20 anos dos cursos de Turismo no IFS
Entre os objetivos, a Expotur pretende registrar e dar a conhecer ao público da comunidade acadêmica do IFS, as atividades desenvolvidas pelos cursos superiores de Turismo do IFS campus Aracaju nos últimos 20 anos, além de destacar o pioneirismo da instituição na oferta dos cursos superiores no campo do Turismo da rede pública do estado de Sergipe
O campus Aracaju realizará no dia 10 de setembro, terça-feira, das 9h20 às 10h abertura da Exposição de Turismo (Expotur), evento que teve concepção, orgnização e realização dos alunos do 4º período da disciplina Gestão de Eventos, semestre letivo 2024.1, do curso superior Tecnologia em Gestão de Turismo (CGT), para celebração de 20 anos dos cursos superiores de Turismo do IFS. O público alvo são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes, cursos superiores do IFS campus Aracaju e de outros campi que desejarem participar, egressos, servidores docentes e técnicos administrativos do IFS. Não é necessário efetuar inscrição.
O evento tem a coordenação e orientação da professora mestre Thirzá Augusta Azevedo Silva, que também é professora do curso Guia de Turismo, lotada na Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer (COHL) do campus Aracaju e, ocorrerá no espaço que dá acesso às salas S, próximo à sala dos professores. Participaram ainda das atividades do evento o professor doutor Lício Valério Lima Vieira, professor mestre Luiz Carlos Gonçalves, professora doutora Fabiana Faxina e a coordenadora do curso, professora mestre Edimiria Goes César Brito.
O objetivo principal do evento é tornar público que a primeira instituição educacional pública a oferecer curso de Turismo em Sergipe foi o Instituto Federal de Sergipe, além de divulgar, dar a conhecer à comunidade acadêmica do IFS e à sociedade sergipana, visibilidade ao potencial e possibilidades disponíveis no curso em Gestão de Turismo do IFS campus Aracaju, pela referência que o curso possui na trajetória de 20 anos, para contribuir no processo de desenvolvimento cultural, econômico, social e politico da sociedade sergipana, a partir do campo do conhecimento de turismo.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o curso superior de Turismo no IFS, campus Aracaju, foi constituído inicialmente, em 2004, sob a nomenclatura de Curso Superior de Tecnologia em Ecoturismo quando a instituição ainda era denominada de Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET, 2005) e, o projeto do Curso foi reavaliado e reorganizado para atender às recomendações do MEC e se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, passando por reformulação em 2012, 2014 e 2018, mantendo até a atualidade a estrutura da última reformulação. O curso, então, passou para a nomenclatura de Tecnologia em Gestão de Turismo.
A orientadora do projeto, professora Thirzá Augusta Silva, destaca que a Expotur possui alguns objetivos que “sob aspecto pedagógico, a proposta da realização do evento contempla a formação de equipes de trabalho entre os estudantes da disciplina Gestão de Eventos, que tiveram responsabilidades atribuídas e serão avaliados pelo desempenho nas funções exercidas. Cada equipe ficou responsável por elaborar e seguir um check-list desde à concepção do projeto até o resultado da exposição do projeto”. A realização do evento faz parte da nota avaliativa do segundo bimestre dos estudantes da disciplina Gestão de Eventos.
O evento contará com um Memorial do Curso onde será apresentada exposição de imagens, informações, livros e cartazes com projetos e pesquisas já desenvolvidos pelos docentes e estudantes da área de Turismo. Os docentes do curso foram convidados para colaborarem com o processo e apresentarem atividade desenvolvida em sua disciplina neste semestre letivo.
Entre os objetivos específicos, a Expotur pretende registrar e dar a conhecer ao público da comunidade acadêmica do IFS, as atividades desenvolvidas pelos cursos superiores de Turismo do IFS campus Aracaju nos últimos 20 anos, destacar o pioneirismo da instituição na oferta dos cursos superiores no campo do Turismo da rede pública do estado de Sergipe.
Além disso, a equipe organizadora pretende homenagear coordenadores, servidores docentes e técnicos administrativos que trabalharam no curso no período destacado e, relatar a importância dos cursos superiores para o setor do turismo em Sergipe, no processo formativo em instituição pública, gratuita e qualificada da área, para composição do mercado de trabalho.
De acordo com o professora Thirzá Silva, a Expotur atende à exigência de atividade prática da disciplina Gestão de Eventos, inserida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em Tecnologia de Gestão em Turismo, desde sua última reformulação, em 2018.
Nesta edição do evento, ocorrerão atividades integradas à disciplina Gestão de Lazer, ministrada pelo professor doutor Lício Valério Vieira. As etapas do evento desde a concepção, pré-evento, transevento e pós-evento foram desenvolvidas e executadas exclusivamente pelos estudantes, visto que as estratégias pedagógicas adotadas na disciplina utilizam os recursos das metodologias ativas,uma das abordagens metodológicas utilizadas na educação escolar brasileira, onde os estudantes são os protagonistas do ensino e aprendizagem. Deste modo, para a professora Thirzá Silva, os(as) alunos(as) serão os organizadores e executores do evento, que tem função de aliar o ensino teórico à prática escolar.
Para a execução do projeto, foi visualizada a necessidade de evidenciar a história, projetos e trabalhos desenvolvidos nos Cursos Superiores em Ecoturismo, instituído em 2004, extinto para atender às exigências do Ministério da Educação (MEC) e as práticas pedagógicas utilizadas no atual curso de Tecnologia de Gestão em Turismo do campus Aracaju, no decorrer dos últimos 20 anos. Dessa forma, a Expotur concede ao caráter principal do evento a celebração dos 20 anos dos cursos superiores de Turismo, ao contar a trajetória dos cursos, a partir de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
A organização do evento considera importante mostrar para a comunidade acadêmica as contribuições dos cursos para a sociedade sergipana e formação de profissionais no setor, uma vez que essa trajetória tem promovido mudanças substanciais no cenário do turismo sergipano e, pretende entre os intentos do evento, suscitar interesse da comunidade interna e externa pelo campo do Turismo e, especificamente, pelo curso Tecnologia de Gestão em Turismo do campus Aracaju.
A exposição ficará disponível nos dias 10 e 11 de setembro nos corredores do Campus Aracaju e, deste modo, estudantes de outros cursos, técnicos integrados e subsequentes, terão a oportunidade de conhecer o que é trabalhado no curso e, um dos campos do conhecimento oferecidos pelo campus Aracaju, no ensino superior tecnológico. “É fundamental manter viva a história e mostrar para a população acadêmica do IFS a trajetória dos cursos superiores de turismo e sua importância para o trade turístico sergipano, além de expor o registro de atividades desenvolvidas pelos cursos superiores de Turismo do IFS nos últimos 20 anos", atesta professora Thirzá Silva.
Programação
Depoimento de egresso que apresentará breve discurso sobre a importância do curso em sua trajetória profissional. O egresso representará os estudantes do IFS campus Aracaju.
Exposição de imagens, informações, livros e cartazes com projetos e pesquisas já desenvolvidos pelos docentes e estudantes da área de Turismo.
Homenagem para ex-coordenadores efetivos dos Cursos Superiores de Turismo do IFS e professores da instituição que atuaram na área de Turismo.
Menção honrosa à saudosa Pedagoga Ilda Maria Santos Tavares (in memoriam) pelo trabalho prestado para criação do curso superior de Ecoturismo, em 2004. A pedagoga Ilda Tavares ingessou na instituição em 15 de outubro de 1986 e faleceu em 31 de janeiro de 2015, quando ainda estava em exercício de sua profissão na instituição. Ilda Tavares era casada com o servidor técnico administrativo, contador Celso Tavares, que trabalha na Coordenadoria de Análise das Demonstrações Contábeis (CADECON), na Diretoria de Contabilidade e Finanças da Pró-reitoria de administração (PROAD) do IFS e, tiveram 2 filhas, Larissa Rafaela Santos Tavares e Íris Gabriela Santos Tavares.
Relatos da importância do curso para o setor do turismo em Sergipe e na formação de mão de obra gratuita e qualificada para o mercado de trabalho.
Por meio da homenagem póstuma à saudosa Ilda Tavares, estarão representados os(as) pedagogos(as) e demais servidores(as) técnicos administrativos que colaboraram e colaboram com o Curso Gestão em Turismo. “Portanto, com este memorial, espera-se contribuir de forma significativa para o aprendizado dos alunos da disciplina, além de valorizar os profissionais que foram e são essenciais para que o curso permaneça existindo. Afinal, celebrar é preciso!”, finaliza professora Thirzá Silva.
Resultados esperados
Espera-se que os estudantes do curso desenvolvam os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula e os apliquem em uma atividade prática. Espera-se ainda promover a representação da memória do curso superior em Turismo, tendo como foco o protagonismo do IFS e o pioneirismo da rede pública na oferta de cursos superiores na área de Turismo para a sociedade sergipana.
O evento também será uma forma de apresentar, de modo ilustrativo e dinâmico, o atual Curso Tecnólogo de Gestão em Turismo para os estudantes do curso integrado e dos cursos subsequentes do IFS Campus Aracaju.
Breve histórico dos cursos superiores em Turismo do IFS
Após pesquisa em documentos internos do IFS e no acervo da coordenadoria do Curso Superior de Gestão em Turismo, observou-se que os cursos na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, têm sua origem no ano de 2001. Era ainda a época da Escola Técnica Federal de Sergipe, quando a instituição ofertou os Cursos Técnicos de nível médio e integrado em Serviços Hoteleiros e, logo no ano seguinte, o curso de Agenciamento e Guiamento.
Posteriormente, no ano de 2004, já como Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET/SE) foi ofertado o Curso Superior de Tecnologia em Ecoturismo, tendo como pressuposto a formação integral do educando e compreensão de que a “educação é o exercício de uma prática social transformadora e que sua missão seria promover educação que combinasse os saberes científicos, tecnológicos e humanistas”, de acordo com o Planejamento de desenvolvimento Institucional (PDI), produzido no ano de 2014.
Assim o CEFET/SE procurou contribuir para a formação do cidadão trabalhador, crítico, reflexivo, competente e comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais (BRASIL, 2014). A partir de 2008, os cursos técnicos e superior do CEFET/SE, na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer passaram por reformulações, com o objetivo de atender às novas demandas do mercado turístico e da adequação à normatização estabelecida pela legislação vigente, com objetivo de atender à Nomenclatura dos Catálogos Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e Técnicos do Ministério da Educação (BRASIL, 2014).
Nessa dimensão de oferta da educação profissional do IFS, encontra-se o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, surgindo assim a oferta de Gestão em Turismo no segundo semestre do ano de 2008. Desde então, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) já passou por duas reformulações, uma em 2012 e outra em 2014.
São duas décadas nas quais o IFS consolida referência no campo do Turismo na sociedade sergipana, por meio do curso Tecnológico de Gestão em Turismo do campus Aracaju.
Participaram da concepção, organização e realização da Expotur 15 alunos(as) do 4º período do curso Tecnologia de Gestão em Turismo, na disciplina Gestão de Eventos:
David Mangueira Soares
Deones da Cruz Santos
Deuza Aparecida dos Santos Oliveira
Esllaene Suelly Santos de Oliveira
Helia Beatriz Santos de Oliveira
Joilson Veloso Dantas
Joseane Oliveira Martins Nascimento
Karolayne Wiltshire Costa Santos
Matheus Menezes Vasconcelos Santos
Pedro Gerônimo Soares Bonifácio
Sócrates Patrocínio Lima do Sacramento
Tayane Graça Martins Gomes
Victor Leone Dias dos Santos
Walbert Batista Carvalho
Zuleide de Souza Santos
Redes Sociais