Projeto levará o ensino da Matemática para a praia
O surfe é utilizado como ferramenta para motivar o aluno no entendimento dos conceitos matemáticos
Professores e graduandos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do Instituto Federaal de Sergipe, campus Aracaju, vão realizar sábado, 21 de setembro, das 8h30 às 11h30, mais uma intervenção lúdica e criativa na Praia da Costa, localizada no município da Barra dos Coqueiros, a 9 quilômetros da capital Aracaju. A ação faz parte do projeto de extensão "EcoSurfeMatemática: o IFS na Comunidade", e tem o objetivo de proporcionar uma experiência única de aprendizado, abordando o princípio fundamental da Contagem, educação ambiental e a prática do surf.
Não é necessário inscrição porque a ação é aberta ao público. Quem estiver na praia da Costa, na manhã deste sábado, poderá participar do evento. A atividade será coordenada pelo professor mestre Davy Christian Souza Cardoso, da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática (Colima) e pelo professor doutor José Guimarães de Carvalho Neto, da Coordenação do Curso de Saneamento Ambiental, com a participação da graduanda Naiane Karoline Santos Correia (Saneamento Ambiental) e Crislene Aragão, Flávio Pereira e Jonathan Vinicius, licenciandos em Matemática.
A equipe do projeto "EcoSurfeMatemática: o IFS na Comunidade" contará com a colaboração dos membros do Projeto Onda do BEM, que regularmente oferecem instruções de surfe nas manhãs de sábado na Praia da Costa, e parceria com o município da Barra dos Coqueiros, que disponibilizará uma equipe de guarda-vidas. “Nossa proposta é desenvolver em espaços não escolares alternativas para uma prática educacional que vise o desenvolvimento integral do ser e que potencializam a relação entre ensino, aprendizagem, o bem-estar social e a harmonia da humanidade com toda a natureza .”, afirma professor Davy Christian.
A iniciativa visa contribuir de forma efetiva e significativa na formação dos discentes de graduação do IFS envolvidos neste projeto de extensão através de experiências de aprendizado prático e envolvente, utilizando o surfe como uma âncora para o ensino de matemática e para reflexões sobre o meio ambiente. “Aproveitando a popularidade do surfe como uma atividade física que se integra intensamente com a natureza, oferecemos uma experiência de aprendizagem, diversão e aventura por meio da prática deste esporte.”, explica o coordenador do projeto.
Redes Sociais