Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Pesquisa desenvolvida no IFS Aracaju é apresentada em congresso de Engenharia
CONHECIMENTO

Pesquisa desenvolvida no IFS Aracaju é apresentada em congresso de Engenharia

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 10h46 | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 10h46 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 10h46

É o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional no Brasil

Raian 1 bO trabalho científico intitulado "STEM E ABP no Ensino de Engenharia: Uma análise do diâmetro comercial através da equação de resistência característica de uma estrutura em madeira”, dos autores Junior Leal do Prado, Raian de Souza Mariano e Marcílio Dantas de Quintela foi apresentado no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (Cobenge 2024), em 18 de setembro de 2024, de modo presencial, na cidade de Vitória, Espírito Santo. O evento, realizado de 16 a 19 de setembro pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil.Raian b

O artigo foi divulgado pelo estudante do Bacharelado em Engenharia Civil do IFS Campus Aracaju, Raian de Souza Mariano que é aluno pesquisador do projeto de pesquisa aplicada intitulado “Aplicação da STEM no Ensino de Cálculo Numérico” em desenvolvimento no Campus Aracaju aprovado pelo Edital nº 12/2024/DPP/PROPEX/IFS/CNPq, bolsista PIBIC/PROPEX/IFS/CNPq e vinculado ao grupo de pesquisa Matemática Aplicada à Visão Computacional – Mavicom/IFS desde 2021 sob a orientação do professor doutor Junior Prado, docente da Coordenação de Licenciatura em Matemática (Colima). O aluno pesquisador explanou os resultados da pesquisa aplicada obtidos no projeto em desenvolvimento no Campus Aracaju.

O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (Cobenge 2024) foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e reúniu gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. O tema central do evento este ano foi: “Engenharia do fututro: Formação, desafios complexos e demandas da sociedade”. O evento vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.

A programação trouxe temas de extrema relevância como Novas Engenharias, novos modelos; Políticas Públicas da Educação em Engenharia; A Pós-Graduação em Engenharia no Brasil; O Engenheiro para o século XXI: Educar com o que se sabe para enfrentar o que não se sabe; Formação e Trabalhabilidade na Engenharia; ESG (sustentabilidade ambiental, social e governança) e inovação na Engenharia; Education of Engineers for the Major Challenges of the Present and Future from a Global Perspective; Desafios Complexos da Engenharia na Sociedade: Descarbonização para a Transição Energética.

NOVOS CAMINHOS

Para o aluno pesquisador Raian de Souza Mariano os tópicos explorados evidenciaram os rumos que as Engenharias estão tomando no aspecto político, profissional e educacional. “É evidente e notória relevância comunicar, multiplicar informações sobre o evento e os temas debatidos nele para que alunos e professores do IFS busquem trilhar novos caminhos para capacitação, aprendizado e ensino dentro da instituição.”, afirma o estudante.

Prof. Dr. Junior Prado 550x800 bO professor doutor Junior Prado, líder do grupo de pesquisa Matemática Aplicada à Visão Computacional (Mavicon/IFS) avalia que, diante da magnitude do Cobenge 2024, certamente foi uma experiência ímpar para o aluno pesquisador Raian, já que esta foi a sua primeira experiência em evento científico fora do estado de Sergipe. “Ele representou o IFS, bem como o Campus Aracaju no mais importante fórum de discussão sobre o ensino, a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil e adquiriu e compartilhou conhecimentos desta jornada científica.”

Os autores do artigo científico agradecem ao apoio financeiro disponibilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/IFS) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX/IFS) e o auxílio ao evento disponibilizado pela Direção-Geral do campus Aracaju. “Desta forma, ao disseminar os resultados do nosso trabalho ratificamos o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade alicerçada no Ensino, Pesquisa Aplicada e Extensão. Ressalto e agradeço o apoio do professor doutor Francisco Luiz Gumes Lopes, diretor-geral do campus Aracaju, alargando a formação acadêmica ao viabilizar a participação de um de nossos estudantes em eventos de grande visibilidade tal como o Cobenge 2024”.