Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudante bolsista é aprovada no mestrado em Química Orgânica da UFS
Início do conteúdo da página
CONQUISTA

Estudante bolsista é aprovada no mestrado em Química Orgânica da UFS

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Publicado: Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 12h42 | Última atualização em Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 17h13

A discente concluirá a graduação no semestre 2025.2 e seguirá diretamente da graduação para a pós-graduação

IMG 5738Maria Wilma Mota, aluna do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, foi aprovada no Mestrado em Química Orgânica do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A discente concluirá a graduação no semestre 2025.2 e seguirá diretamente da graduação para a pós-graduação, evidenciando seu desempenho acadêmico e a qualidade da formação ofertada pelo IFS.

O PPGQ/UFS é reconhecido nacionalmente e obteve nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), indicador de excelência acadêmica e científica. As aulas do mestrado terão início no dia 2 de março. A aprovação de Wilma Mota reforça o compromisso do IFS com a formação de profissionais qualificados e com a promoção da continuidade acadêmica de seus estudantes, consolidando a instituição como referência no ensino público federal. 

A coordenação do curso e Licenciatura em Química (Coliqui) celebra com alegria a conquista da aluna Wilma, pois entende que esta vitória é fruto de sua dedicação, esforço contínuo e paixão pelo conhecimento, servindo de inspiração para todos que acompanham sua trajetória.

Trajetória acadêmica

A estudante Maria Wilma Mota se destacou no IFS campus Aracaju pela atuação consistente em atividades de pesquisa, ensino e extensão ao longo dos anos de 2024 e 2025, consolidando uma trajetória acadêmica marcada pelo engajamento científico e pelo compromisso com a formação.

No campo da pesquisa, Wilma integrou, como membro, o projeto “Evasão e Cultura Escolar no contexto do Plano Estratégico de Permanência e Êxito Estudantil do IFS”, aprovado no Edital nº 41/2024/DPP/PROPEX/IFS – PPLIFS, sob a orientação do professor doutor José Adelmo Menezes de Oliveira. O projeto contribuiu para análises relevantes sobre permanência e êxito estudantil no âmbito institucional, fortalecendo políticas educacionais voltadas à redução da evasão escolar.

A3A8910C A653 4537 A596 B8AB3591D8E6A aluna também atuou no projeto “Desenvolvimento de vídeos de experimentos para aulas de Química no Ensino Médio”, contemplado pelo Edital nº 12/2024/DPP/PROPEX/IFS, sob a orientação da professora doutora Tatiana Santos Araujo Batista, com a participação da professora doutora Maria da Conceição Barreto. A iniciativa teve como objetivo a produção de vídeos educacionais que apresentem experimentos químicos de forma acessível, segura e estimulante, visando promover a aprendizagem significativa no ensino médio, especialmente em contextos escolares que não dispõem de laboratórios de Química.

Com abordagem multidisciplinar, o projeto articula conceitos de Química com áreas como Física, Biologia e Matemática, favorecendo uma compreensão integrada dos fenômenos naturais. A expectativa é ampliar o interesse dos estudantes pela Química, estimular a aprendizagem ativa e contribuir para práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, com resultados a serem divulgados em eventos científicos e periódicos acadêmicos.

Além da atuação em pesquisa, Wilma construiu uma sólida experiência no ensino, tendo sido monitora bolsista das disciplinas Química Geral I, Fundamentos de Química Orgânica, Química Orgânica I e, atualmente, Química Orgânica II, reforçando seu compromisso com o apoio acadêmico e a formação de outros estudantes.

A estudante ressalta que a trajetória construída no IFS foi determinante para sua aprovação no mestrado, destacando o apoio dos docentes, especialmente de José Adelmo Menezes de Oliveira, Tatiana Santos Araujo Batista e da coordenadora do curso, professora doutora Isley Fehlberg. Segundo Wilma, a análise curricular teve peso significativo no processo seletivo, fator diretamente relacionado à sua participação em projetos de pesquisa e monitoria. 

A trajetória de Wilma Mota evidencia o impacto positivo das políticas institucionais de incentivo à pesquisa e à iniciação científica, reafirmando o papel do IFS campus Aracaju na formação de profissionais qualificados e comprometidos com a produção do conhecimento e a transformação social.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página