Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Simpósio regional será aberto nessa quinta-feira em Aracaju
Início do conteúdo da página
TURISMO

Simpósio regional será aberto nessa quinta-feira em Aracaju

Criado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 12h44 | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 12h44 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 08h32

Especialistas de todo o país estarão reunidos durante dois dias no Real Classic Hotel

Logo simpolitur IFSComeça nessa quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30, a primeira edição do Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais, Simpolitur, evento técnico-científico que reunirá na capital sergipana pesquisadores, professores, trade turístico (empresa e instituições privadas), profissionais e estudantes com a missão de discutir ações que estimulem a produção da pesquisa científica; a geração de empreendimentos e novas oportunidades de negócios, além da transferência de tecnologia na região nordeste e no Brasil.

O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju; Escritório Modelo de Turismo, os grupos de pesquisa “Observatório Político de Turismo e “Gestão de Arranjos Produtivos Locais”, com a colaboração da Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer do IFS.

O tema da abertura do simpósio Governabilidade versus Políticas Públicas de Turismo será abordado pelo professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Mário Carlos Beni. Na sequência, acontecerá uma mesa redonda para discutir os efeitos das políticas de turismo sobre a economia local.

O assunto será exposto aos participantes pela conselheira da Associação Brasileira de Agentes de Viagem – Abav/Sergipe, Soraya Ávila Resende; a coordenadora operacional da Unidade de Coordenação de Projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo – UCP/SE-Prodetur, Karen Viviane Santana de Andrade e Fábio Araújo de Andrade, consultor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A professora doutora Mary Nadja Lima Santos, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, atuará como mediadora do debate.

ilha men de sá locmalaAo todo serão realizadas, no primeiro dia do evento, quatro oficinas e uma visita técnica à Ilha de Mem de Sá, no município de Itaporanga D’Ajuda, a 29 km da capital, para conhecimento da experiência da Gestão de Turismo de Base Comunitária.

Segundo dia

O presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, Virgilio Nelson da Silva Carvalho, palestrará a partir das 8h30 a respeito dos Arranjos Produtivos Locais e Conexões com o Turismo. Em seguida, serão apresentadas experiências de arranjos produtivos locais que deram certo.

A professora mestre Sueli José Pereira Corrêa, da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB/Serigy, falará sobre a promoção da mandiocultura na região sul de Sergipe. Já o professor mestre do Instituto Federal de Sergipe , Milton Carrisço e a presidente da Colônia de Pescadores do município de Propriá, Dilma da Silva Gomes, apresentarão a experiência do entreposto de comercialização de pescado da cidade de Laranjeiras.

Dentre os cases de sucesso, também estão os territórios produtivos no Quilombo do Velho Chico que serão apresentados por Maria Isaltina Silva Santos, da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo do Brejão dos Negros “Santa Cruz”, município de Brejo Grande. O professor doutor do IFS, Cláudio Roberto Braghini, será moderador da mesa redonda dos arranjos produtivos locais.

Durante os dois dias do evento serão expostos e comercializados produtos culturais desenvolvidos por comunidades e artistas sergipanos. A programação completa pode ser acessada nesse site: http://simpolitur.wixsite.com/simpoliturteaser/programacao

 

Serviço

I Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais

Local: Hotel Real Classic

Data do evento: 27 e 28 de outubro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57