Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professor apresentará trabalho de pesquisa em Portugal
CAMPUS ARACAJU

Professor apresentará trabalho de pesquisa em Portugal

Criado: Segunda, 14 de Novembro de 2016, 11h39 | Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2016, 11h39 | Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2016, 12h13

O tema principal do evento é: novos desafios, estratégias e tendências no turismo, hotelaria e gestão

O artigo “Desenvolvimento sustentável em Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil, de acordo com Profissionais de Turismo”, produzido pelo professor doutor Artur Gomes de Oliveira, da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, em conjunto com Randal Martins Pompeu, Odéssia Fernanda Gomes de Assis e Mônica Mot Tassigny, professores da Universidade de Fortaleza (Unifor), será apresentado no TMS Algarve 2016: Turismo & Gestão de Estudos International Conference, que acontece de 16 a 19 de novembro.

"Tomando como ponto de partida a estreita relação entre o turismo e o desenvolvimento sustentável e, considerando que este é o caminho para atingir a sustentabilidade, o artigo avalia se o desenvolvimento sustentável, segundo o modelo proposto por Amartya Sen está sendo aplicado em Fernando de Noronha. 127 profissionais de turismo que atuam em Fernando de Noronha responderam um questionário com 20 perguntas, todas baseadas no modelo de desenvolvimento sustentável proposto pelo economista Indiano Amartya Kumar Sen", explica o professor Artur.

Os autores submeteram os dados coletados a tratamento com o Software Statistical Pakage for Social Sciences - SPSS para efetuar uma Análise Fatorial Exploratória e após, utilizando o software AMOS, utilizando Modelagem de Equações Estruturais, foi efetuada uma Análise Fatorial Confirmatória. Os professores concluiram que o modelo de desenvolvimento sustentável não foi identificado no local pesquisado indicando que Fernando de Noronha não trilha o caminho que leva à susentabilidade, fato que foi ratificado pela análise dos dados socieconômicos da população local.

O evento TMS Algarve 2016 está sendo organizada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em conjunto com o Centro de Investigação em Território e Dinâmica Organizacional e da revista Turismo & Management Studies. O tema principal da conferência é: novos desafios, estratégias e tendências no turismo, hotelaria e gestão.

Esta conferência irá se concentrar em uma ampla variedade de tópicos relacionados ao Turismo, Hospitalidade e Gestão, com o objetivo de incentivar abordagens interdisciplinares e comparativas e estimular a investigação e a divulgação do conhecimento científico. O evento tem também o objetivo de promover a cooperação acadêmica e trabalho colaborativo entre pesquisadores de diferentes países.