Audiodescrição será incorporada aos projetos do Mideam
Após participar de um curso de Audiodescrição da Fundação Dorina Nowill para Cegos, semana passada, o coordenador do Mideam – Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática do Instituto Federal de Sergipe, professor Danilo Lemos, anunciou que o recurso será incorporado às atividades do projeto desenvolvido pela Coordenação de Licenciatura em Matemática (Colima) do Campus Aracaju.
“A audiodescrição será um recurso que iremos incorporar nos projetos do Mideam, no tocante à produção de conteúdo acessível a todos os públicos. Por exemplo, no último projeto desenvolvemos três histórias interativas digitais para alfabetização matemática que, agora, serão atualizadas para serem disponibilizadas gratuitamente já com essa funcionalidade.”, noticiou Danilo.
O professor avalia que o curso foi importante, pois ampliou as possibilidades de promoção da acessibilidade e adoção das tecnologias assistivas nos projetos coordenados por ele, a exemplo do Mideam, ou outras ações que beneficiem o público deficiente visual.
O curso foi promovido pelo Instituto Iluminar em parceria como SENAC/SE para formação de profissionais da educação e comunicação que possam atuar no campo da audiodescrição, com foco na produção e elaboração de roteiro para conteúdo audiovisual.
A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
Redes Sociais