Projeto de coleta seletiva é selecionado para o Fórum Mundial de Educação
A implantação da coleta seletiva solidária no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe está na lista dos pôsteres selecionados para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco. No total, foram habilitados pela banca avaliadora 2.572 trabalhos de todo o país em mais de 14 áreas do conhecimento.
O projeto está sendo executado desde o final do ano passado no Campus Aracaju pelos alunos do curso superior de Saneamento Ambiental, José Carlos Silva Gomes, Marivânia Pereira dos Santos e Rosivânia dos Santos Marques, sob a orientação da técnica-administrativa Florilda Vieira da Silva, coordenadora de Laboratório da Construção Civil, e a pedagoga Dayse Vespasiano de Assis, da Graduação do Campus Aracaju.
Os servidores e discentes comemoram a oportunidade de expor atividade no FMEPT. “É uma conquista a aprovação do nosso trabalho. Participar de um fórum mundial é muito importante para o conhecimento”, avalia Florilda Vieira. O projeto foi selecionado na categoria Ambiente e Saúde.
Fórum
O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) nasceu do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social Mundial. O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta.
A terceira edição do FMEPT é capitaneada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas.
Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação. Para a terceira edição, a expectativa de público é de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.
Projeto
A coleta seletiva solidária propõe o descarte correto dos resíduos sólidos gerados no Campus Aracaju, o equivalente a 63,25 quilos/mês. Além disso, a ação dará um destino nobre ao lixo. O material coletado será destinado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), beneficiando 45 cooperados do bairro Santa Maria.
Por meio de uma campanha educativa, a comunidade acadêmica está sendo conscientizada e sensibilizada sobre a importância da separação e acondicionamento dos resíduos sólidos. Foram fixados adesivos em mais de 500 coletores de lixo espalhados pelo campus, além de banners colocados em locais estratégicos.
Redes Sociais