Jornada Pedagógica é aberta com palestra sobre os desafios de ser professor
Dirigentes, docentes, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais do Campus Aracaju estão reunidos no Hotel Real Classic, na Atalaia, participando da Jornada Pedagógica, evento promovido pela Direção Geral, por meio da Diretoria de Ensino e Gerências de Ensino Técnico e de Graduação, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira e as atividades prosseguem até as 17h15 dessa sexta-feira, dia 5 de dezembro. No primeiro dia do evento, a professora Ana Luiza Melo de Almeida, que é graduada em Pedagogia e Serviço Social; mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, falou sobre “A prática pedagógica: os desafios de ser professor” e defendeu aulas mais dinâmicas. A palestrante também destacou a importância do encontro que, segundo ela, dará oportunidade aos profissionais de repensarem a prática e organização pedagógica.
A edição deste ano está abordando temas que vão desde a essência do papel docente, tais como prática pedagógica, educação e diversidade, pesquisa e extensão, até temas que permeiam o dia a dia do professor, como saúde ocupacional, regulamento de encargos docentes (RED), legislação correlata à carreira e gestão ambiental no trabalho.
Momento de planejamento
Para o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe, professor Alberto Aciole Bonfim, a jornada, nesses dois dias, possibilitará a troca de conhecimento entre especialistas, gestores, professores e técnicos pedagógicos. Ele entende que o planejamento é necessário para garantir a aprendizagem e disse que o objetivo principal da instituição é proporcionar ao aluno uma educação de qualidade.
O diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, entende que a Jornada Pedagógica é um evento que permite transcender os limites da escola, contribuindo para a integração do corpo docente e administrativo, sobretudo integrando todas as atividades que a escola concomitantemente desenvolve. “Temos a possibilidade de melhorar a integração do ponto de vista de interrelação pessoal, favorecendo o clima organizacional”, avalia.
Início das aulas
Professor Elber lembrou que o encontro antecede o segundo semestre do ano letivo de 2014, que será iniciado na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro. “É o momento de motivar os docentes e equipe pedagógica”.
A Jornada, afirma a diretora de Ensino, professora Fabiana Faxina, busca criar um espaço para esclarecimento, discussão, troca de informações e, ao mesmo tempo, integração do corpo docente, da assessoria pedagógica e da administração do Campus Aracaju.
“O principal objetivo deste evento é a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, processo este que não se limita ao espaço e às atividades da sala de aula, mas às ações desempenhadas pelo docente em sua amplitude. Tais ações e a própria vida funcional docente exercem influência sobre o ensino, que é a razão da existência da nossa instituição”, disse Fabiana.
A abertura da Jornada contou com a presença do gerente de Graduação do Campus Aracaju, professor Euler Wagner Freitas Santos e da gerente de Ensino Técnico, professora Adalgisa Mendonça Mota. O professor Alberto Aciole representou o reitor Ailton Ribeiro.
Programação
A segunda palestra do dia foi com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Marco Arlindo Amorim Nery, e o chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, Diego Rodrigues da Silva, que falaram a respeito dos direitos e deveres dos docentes. Em seguida, o professor Elber Gama palestrou sobre inatividade física e morbidades associadas. A jornada prossegue nessa sexta-feira (5) com atividades pela manhã e à tarde. Confira a programação aqui.
Redes Sociais