Alunas do Campus Aracaju são premiadas na III Feira Nacional de Matemática
As alunas do oitavo período do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Jacqueline Oliveira Almeida e Daniele da Costa Fonseca, foram premiadas com um troféu na III Feira Nacional de Matemática com o artigo científico intitulado “O quadrado mágico no ensino de multiplicação”, que é resultado de um experimento no ensino de matemática no Colégio Estadual Leandro Maciel, localizado na capital sergipana. Dos 200 trabalhos de todo o país apresentados nessa edição, o artigo publicado pelas estudantes do IFS foi considerado um dos melhores do evento.
O experimento foi coordenado pela professora mestre Aline Suze torres de Oliveira e pelo professor mestre Enio Gomes Araujo, docentes do Campus Aracaju. Essas atividades são desenvolvidas no PIBID, programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), intitulado “Laboratório a todo vapor” da Coordenação de Licenciatura em Matemática – COLIMA.
Esse projeto está sendo executado há dois anos no Campus Aracaju e tem também a participação, ao todo, de dez alunos graduandos em Licenciatura em Matemática. “O evento teve uma importância de grande relevância para o IFS e para as alunas do Curso de Licenciatura em Matemática Jacqueline Oliveira Almeida e Daniele da Costa Fonseca”, avalia o professor Enio Gomes Araujo.
Para ele a participação neste evento, que tem como objetivo promover uma integração de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil para a troca de experiência com a realização exposições de artigos científicos relacionados à matemática, possibilita alavancar a pesquisa e a extensão no IFS para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
III Feira Nacional de Matemática
O evento aconteceu em Salvador no período de 24 a 26 de setembro. As Feiras de Matemática apresentam um histórico de trinta anos de existência no Estado de Santa Catarina e oito anos no Estado da Bahia. Entende-se por Feiras de Matemática um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade, do Brasil.
Redes Sociais