Medidas de controle reduzem consumo de água no Campus Aracaju
Desde 2011, o Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe adota medidas para aumentar a sua eficiência energética e diminuição no consumo de água. O resultado não poderia ser outro: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição apresentou redução de 40% no consumo de água que rendeu uma economia de R $39.741,15 ao IFS.
O acompanhamento diário de consumo através da leitura do hidrômetro (medidor do volume de água), manutenção preventiva, instalação de torneiras de fechamento automático e também alterações no sistema hidráulico, que ocasionaram redução na pressão e em consequência redução no consumo e nas eventuais perdas (vazamentos) contribuíram para esse resultado.
De acordo com o engenheiro Francisco Carlos Passos, coordenador de Eficiência Energética e fiscal dos contratos de fornecimento de água e energia, houve redução de 40% no consumo quando comparados o primeiro semestre de 2014 com igual período de 2011.
Para Francisco Passos é importante ressaltar que a redução vem ocorrendo mês a mês, por isso espera-se um percentual ainda maior para o próximo ano. Ele lembra que a preocupação com o meio ambiente é uma tendência mundial, e ela deve estar presente na instituição.
Redes Sociais