Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Servidora lançará livro nessa sexta-feira

Servidora lançará livro nessa sexta-feira

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 28 de Mai de 2014, 18h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
livroA produtora cultural da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Sergipe – IFS, Campus Aracaju, relações públicas Maria do Socorro Lima, lançará nesta sexta-feira, 30 de maio, o livro: REPÚBLICA, POLÍTICA E DIREITO: representações do trabalho docente e a trajetória de Carvalho Neto (1918-1921), pela Editora UFS. A solenidade ocorrerá a partir das 18h, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.

Por dois anos, de 2006 a 2008, Socorro Lima visitou arquivos e bibliotecas de Sergipe para realizar um rico estudo a respeito do trabalho docente e a trajetória do intelectual sergipano, Antônio Manoel de Carvalho Neto, tomando como referencial suas ações na Direção Geral de Instrução Pública de Sergipe, no período de 1918 -1921.

A imersão nos estudos resultou na elogiada tese de mestrado pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, agora publicado em livro. Desenvolveu sua pesquisa na linha "História, Sociedade e Pensamento Educacional", sob orientação da professora doutora da UFS, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas. Este é a primeira publicação de Socorro Lima que é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e servidora há 19 anos do Instituto Federal de Sergipe.

“Realizar pequenas vitórias tornam nossas esperanças, maiores; permite que sonhemos com perspectivas de um motu continuum em nossa vida, com fins a realizar novos projetos e vontades, guardados e acalentados no tempo social, efetivamente, presente em nossa história”, declarou a autora.

O livro

Ela destaca que este livro foi resultado de dissertação de mestrado, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da Profa. Dra. Anamaria, que segue com orientação do doutorado no mesmo programa, também com o tema debruçado nos estudos sobre intelectuais.

SOCORRO LIMAA publicação em foco versou sobre os estudos de intelectuais da Educação, a partir das investigações empreendidas nos interesses do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais, instituições e práticas escolares. Socorro Lima é integrante do grupo, que é coordenado pelo professor doutor Jorge Carvalho do Nascimento e pela Profa. Dra. Anamaria, e está com doutorado em andamento em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

“Ter meu livro publicado se traduz em imensa honra. Tal resultado reflete os esforços, dedicação e apoio de minha família, meu marido, meus amigos, amigas, colegas e amigos de trabalho do Instituto Federal de Sergipe, professores e professoras do PPGED/UFS e, a todos que estiveram comigo nessa trajetória que se iniciou em 2004", disse a autora. A apresentação da obra foi feita pela Profa. Dra. Anamaria e o Prof. Dr. Jorge Carvalho fez a escrita do prefácio. O projeto de arte gráfica do livro teve a participação de seu marido Léo Mittaraquis.