Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professor de Matemática publica resultados parciais de projeto PIBIT/Cnpq

Professor de Matemática publica resultados parciais de projeto PIBIT/Cnpq

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 15h07 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
O professor de Matemática, Enio Gomes Araujo, publicou artigo no livro "Surdez, deficiência auditiva e educação inclusiva", organizado por Rita de Cácia Santos Souza, no qual demonstra os primeiros resultados de projeto desenvolvido por ele, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT, financiado pelo Cnpq, com o apoio da Pró - reitoria de Pesquisa e Extensão.

O projeto intitulado "Matemática em libra: um campo em construção" tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem em Matemática para alunos surdos, e é desenvolvido pelos alunos do curso Técnico Integrado de Informática, campus Aracaju, instruídos a produzirem um webwsite no qual os sinais de Matemática serão convertidos em Libras-Lingua Brasileira de Sinais.

S1 S1 PÁGINA DO WEBSITE LIBRAS MATEMÁTICA-2

Produzido pelos alunos do segundo ano do curso, Alysson Gean de Gois, Italo Vilanova Bandeira, Gustavo Bezerra da Paixão e Gutierre Silva Maynart, o site "adotou a metodologia, literalmente artesanal e até com celular, mas, com a chegada do recurso de compra de material permanente, adquirimos uma filmadora e tripé, que facilitará o desenvolvimento da página" destacou o professor Enio Gomes.

A ferramenta será utilizada como estratégia de ensino, a fim de que os alunos e professores, ouvintes ou surdos, aprendam a simbologia através de vídeos gravados. "Esperamos, com este projeto, provocar transformações significativas no ensino de Matemática para surdos. Para disseminar essa ideia à comunidade do IFS, doarei um exemplar do livro no qual o projeto foi divulgado, através de artigo científico, à Biblioteca do campus Aracaju, finalizou o professor Enio".