Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju sedia sexta edição do Festival de resgate as tradições culturais do Nordeste

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2013, 09h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
Acontece nesse sábado, 21 de setembro, a partir das 13h30, no auditório Engenheiro Pedro Braz do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju, o VI Festival de resgate cultural “Rala-bucho”, reunindo apresentações artísticas que resgatam tradições culturais do Nordeste. O evento é gratuito e aberto a comunidade em geral. A programação inclui debate sobre a cultura nordestina de ontem e de hoje com a professora Aglaé Fontes, exposição temática, concurso de redação, quermesse, dança, música e apresentações diversas.

ralabuchoO festival Rala-bucho, promovido pela Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais – CCHS do IFS - Campus Aracaju, é um projeto idealizado e supervisionado pelo professor Gilvan Costa, e coordenado pelos professores José Nazareno, Tânia Regina Barbosa de Souza e Elza Ferreira. As inscrições devem ser feitas por professores que possuem atividades em desenvolvimento com seus alunos.

O evento visa resgatar as tradições do Nordeste, o que representa uma forma de valorizar e manter viva a cultura de um povo. O professor Gilvan Costa explica que o festival busca reafirmar a identidade nordestina através de um trabalho de conscientização de alunos, servidores administrativos, professores e comunidade. “O evento consiste no desenvolvimento de um trabalho cultural pedagógico envolvendo o público-alvo de forma intercambial e interativa”, acrescenta.

O Festival Rala-bucho completa em 2013 seis anos de sucesso na concretização de seu objetivo principal, qual seja: despertar a consciência e a sensibilidades da população envolvida ante a cultura local, muitas vezes vitimada pelo processo de globalização e sem autoestima. “Somos adeptos do pensamento de que a escola pode e deve colaborar para a preservação e valorização da cultura local como elemento identitário de um povo”, afirma Gilvan Costa.