Professores e alunas de Licenciatura em Matemática apresentam trabalhos em evento nacional
Os Professores Aline Suze Torres, Enio Gomes Araujo e Danilo Lemos Batista, do curso de Licenciatura em Matemática, campus Aracaju, apresentaram, juntamente com as alunas, Gilcilene Chaves, Helizandra Souza, Thamires Conserva e Valeska França, trabalhos científicos no XI Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM, originados de Projetos do PIBID –Capes- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, concedida a alunos de licenciatura pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O evento, ocorrido de 18 a 21 de julho na Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC-PR, levantou discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, na perspectiva de novas tendências metodológicas e pesquisas que tem proporcionado sustentação no campo. Foram apresentados quatro trabalhos produzidos pelo PIBID/Capes, como resultado de ações pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Leandro Maciel em Aracaju.
Outros dois trabalhos foram resultados de pesquisas realizadas pelo professor Enio Araujo na área de Matemática inclusiva e, outro pelo professor Danilo Lemos Batista na área de Aprendizagens em Ambientes Virtuais, fruto das ações do Projeto MIDEAN-Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática.
Segundo a professora Aline Torres, o evento se constitui “no mais importante no âmbito nacional, por congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, alunos de pós-graduação e professores pesquisadores”.
Para o professor Danilo, a participação num evento como o ENEM, “promove a interação entre os pesquisadores de todas as regiões do Brasil”. Já o professor Enio, destaca que é de grande valia “nos encontrarmos com pesquisadores que se preocupam com o ensino de Matemática para surdos e, por isso, a troca de experiência no tema é importante para a melhoria da qualidade do ensino”.
Redes Sociais