Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Inscrições abertas para o Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2013, 14h44 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), lança o Edital de Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, edição 2013. O objetivo do prêmio é reconhecer a produção de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e a comunicação científica no estado de Sergipe que possuem destaque e relevância. Para a premiação será disponibilizado o valor de R$ 25 mil, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Sedetec.

Nesta edição, o Edital de premiação conta com a categoria de Jovem Cientista destinada aos alunos do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr (Pibic Jr). Para o diretor técnico da Fapitec, Marcelo Mendonça, essa iniciativa é importante para a formação dos jovens pesquisadores do Estado. “A premiação serve para estimular nos alunos bolsistas o interesse por temas relacionados à C,T&I”, confirma Marcelo Mendonça. Outra novidade é a mudança na classificação das categorias e modalidades. A categoria científica contará com as modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista.

De acordo com o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, este Edital valoriza bons trabalhos de pesquisa que são apresentados e fomentados com recursos da Fundação, além disso, incentiva os jornalistas a divulgarem as ações e pesquisas na área de C,T&I que são desenvolvidas no Estado. “O Prêmio é um incentivo inicial para os profissionais buscarem outras premiações nacionais. A ideia é reconhecer o trabalho dos pesquisadores, jovens inovadores, inventores, empresas inovadoras e profissionais de comunicação que atuam em Sergipe”, verifica.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, ressalta que estas iniciativas fazem parte das ações realizadas pelo Governo de Sergipe de promoção da pesquisa e inovação no Estado. “Os trabalhos produzidos por estes pesquisadores divulgam e transferem conhecimento em Ciência e Tecnologia, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado. Além disso, os resultados que colhemos também são relevantes para o aperfeiçoamento da mão de obra e da inovação, tornando o mercado sergipano mais competitivo”, avalia.

Categorias

Serão premiados os trabalhos realizados em Sergipe, que tenham caráter inovador e relevância para o progresso da C,T&I, das Ações Empresariais Inovadoras, das Tecnologias Sociais e da Comunicação Científica, visando fortalecer a qualidade acadêmica, universitária e empresarial com impactos e resultados para a sociedade.

Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos em quatro categorias, que são: (1) Categoria Científica, nas modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista; (2) Categoria Comunicação, nas modalidades Jovem Jornalista e Jornalismo Científico; (3) Categoria Inovação, nas modalidades Inovação Tecnológica e Empresa Inovadora. Já a Categoria Tecnologia Social poderão participar os pesquisadores, por meio de projetos que são inovadores nos âmbitos das tecnologias sociais, implantados há pelo menos cinco anos.

Histórico

A primeira edição do Prêmio Fapitec foi apresentada em 2009. Ao longo de cinco anos as categorias que mais receberam propostas foram a de Pesquisador Fapitec – nesta edição corresponde à Categoria Científica – e a de Jornalismo Científico. O aumento significativo é reflexo do maior interesse da comunidade científica apresentarem os resultados das pesquisas e dos jornalistas divulgarem o que é desenvolvido no Estado. O prêmio contou com a participação dos bolsistas, pesquisadores, jornalistas, comunicadores, inventores e empresários atuam em atividades científicas, tecnológicas e inovadoras.

Inscrição

A inscrição será feita em dois momentos, um por via eletrônica e outra presencial. As propostas deverão ser apresentadas e encaminhadas à Fundação por meio eletrônico no SIGFAPITEC, disponível na página da Fundação (www.fapitec.se.gov.br), até às 23h59, do dia 02 de agosto. Já a submissão da versão impressa deverá ser entregue na FAPITEC/SE até o dia 05 de agosto, das 7h às 13h.

Para mais esclarecimento sobre a premiação acesse ao link do Edital: www.mentesinterativas.com.br/fapitec/sites/default/files/editais/arquivos/edital_fapitec_se_funtec_no_04-2013_premio_retificado.pdf.

Fonte: Assessoria de Comunicação FAPITEC