Evento discute inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho
Atividade fez parte das comemorações ao mês do Dia de Conscientização do Autismo
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Aracaju realizou segunda-feira, dia 24, a videoconferência: Capacitação em TI e inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho, na sala 1-S, com a presença de professores, técnicos em educação e alunos. Na ocasião, a diretora da Empresa Specialisterne - Brasil, Fernanda Lima, apresentou o programa de formação e acompanhamento de pessoas com TEA oferecido pela empresa.
Durante a conferência, a diretora de Formação apresentou os perfis que se adequam melhor às demandas do mercado de TI, especificamente os considerados de Autismo de Alto Funcionamento ou com Síndrome de Asperger, e quais habilidades são melhor aproveitadas para resolver os problemas de empresas de tecnologia, como por exemplo, a atenção aos detalhes, a persistência e continuidade em determinadas tarefas, além da honestidade.
Os participantes do evento foram professores e técnicos em educação do instituto, além de alunos que desenvolvem pesquisa na área da inclusão no curso de Licenciatura em Matemática. “O IFS, como instituição preocupada em formar o cidadão para o mercado de trabalho, tem cada vez mais colaborado com a viabilização das políticas públicas voltadas para a promoção da inclusão social da pessoa com deficiência”, afirma o professor Danilo Lemos Batista, membro da equipe multidisciplinar do NAPNE.
Segundo ele, as ações do NAPNE e eventos dessa natureza ampliam o leque de possibilidades para pessoas com necessidades específicas. “Como uma primeira ação dessa natureza, e considerando que o tema ainda é pouco explorado e debatido, consideramos que o evento atendeu às expectativas. Além disso, foi nossa contribuição para a divulgação de informações no mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2 de abril”, acrescenta Danilo.
A revisora Braille do NAPNE, Flávia Silva Rocha, esteve a frente da organização do evento, que teve como objetivo principal o de informar a comunidade do campus Aracaju sobre a inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho.
Redes Sociais