Alunos apresentarão trabalhos científicos em congresso mundial
O mais importante evento da área reunirá 43 países e cerca de 3 mil participantes, entre eles três Prêmios Nobel
As pesquisas realizadas no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, por Gislaine Santos Santana Leal e Alexandre Marques Ramos dos Santos, alunos do curso de Licenciatura em Química foram aprovadas e serão apresentadas durante o 46ºCongresso Mundial de Química – Word Chemistry Congress, promovido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada - International Union of Pure and Applied Chemistry/IUPAC que acontece em São Paulo, entre os dias 09 a 14 de julho. Essa é a primeira vez que o congresso é realizado em um país da América do Sul.
O evento, que tema como tema “Sustentabilidade e Diversidade através da Química”, está organizado em sessões científicas, palestras plenárias, sessões paralelas, apresentações de pôsteres e oficinas de jovens cientistas, em torno de 12 temas principais: Química Analítica e Alimentar, Química Educação, Química para Inovação Industrial, Química Síntese, Energia, Água e Ciências Ambientais, Química Verde e Biotecnologia, Química Inorgânica e Estrutural , Macromoléculas e Materiais . Simultaneamente estarão acontecendo a 49ª Assembleia Geral da IUPAC e o congresso da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que completa 40 anos.
Participarão do congresso Sir J. Fraser Sotddart, da Northwestern University, nos Estados Unidos, Prêmio Nobel em 2016; Ada E. Yonath, do Weizmann Institute of Science de Israel, Prêmio Nobel em 2009; Robert Huber, do Max Planck Institute of Biochemistry, na Alemanha, Prêmio Nobel em 1988, entre outros renomados cientistas e pesquisadores de todos os campos da química. Está programado um painel sobre o “Futuro das Ciências Químicas”, que reunirá representantes de cinco sociedades (China, Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil).
Durante o congresso, cientistas e pesquisadores apresentarão novas pesquisas multidisciplinares e vão compartilhar experiências sobre temas críticos que têm implicações no mundo de hoje e amanhã.
Pesquisas realizadas no Campus Aracaju
O trabalho “Monitoramento de resíduos de antibióticos em leite produzido em Sergipe e comercializado na cidade de Aracaju” é fruto do segundo ano de pesquisa desenvolvida pela aluna do 6º período de Licenciatura em Química, Gislaine Santos Santana Leal , bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com orientação do professor doutor Adalberto Menezes Filho.
A pesquisa teve como objetivos determinar e monitorar resíduos dos antibióticos sulfamerazina, sulfametoxazol e sulfadimetoxina em leite produzido em Sergipe e comercializados em Aracaju, fazendo um comparativo entre os valores determinados e o limite máximo de resíduos (LMRs) estabelecido pela resolução GMC nº 54/2000 do MERCOSUL, adotada pelo Brasil que estabelece o LMR de 100 µg.kg-1 no leite para os compostos descritos.
Os resultados deste estudo contribuirão para o desenvolvimento de um programa de monitoramento de resíduos de antibióticos em leite fortalecendo o agronegócio, a agricultura familiar e garantido a qualidade dos produtos produzidos e comercializados na nossa região. “É de suma importância poder divulgar esses resultados, assim com ouvir os cientistas e pesquisadores e discutir novos desdobramentos”, afirma Gislaine Leal.
O seu orientador, professor doutor Adalberto Menezes Filho, destaca a importância do evento e ressalta que o trabalho da aluna foi , no âmbito de desenvolvimento tecnológico , o único do IFS a ser aceito para publicação e apresentação. “Têm-se uma grande oportunidade de divulgar o Instituto Federal de Sergipe como instituição que promove pesquisa e fortalece o questionamento dos alunos, em um congresso mundial, onde serão apresentados trabalhos multicêntricos, assim como em pós-graduações”, avalia.
Trabalho na área da Educação
Com orientação da professora doutora Shirley Santos Teles Rocha, o aluno bolsista Alexandre Marques Ramos dos Santos pesquisa sobre a “Afetividade na relação professor-aluno no curso de Licenciatura em Química e Matemática do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju”. Este trabalho conta com a participação dos voluntários Emicleis Pinheiro Melo e Michael Douglas Santos Monteiro, que também são alunos de Licenciatura em Química.
O estudo objetiva compreender a percepção dos alunos dos cursos de Licenciatura de Química e de Matemática do Instituto Federal de Sergipe campus Aracaju, sobre a afetividade na relação professor - aluno, na sua formação docente. Alexandre Marques explica que o trabalho buscou contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade de ensino na educação básica por meio de formação inicial consistente e contextualizada do professor em sua área de atuação.
“A partir das análises, estas apontam para a vivência da afetividade na relação professor-aluno e que esta pode ser construída positivamente ou negativamente. Os achados apontam que a afetividade é de suma importância no ensino-aprendizagem, por isso é preciso aprofundar e inserir a temática no meio acadêmico, principalmente para os cursos de Licenciatura, que estão formando futuros docentes”, acrescenta a sua orientadora, Shirley Rocha.
Redes Sociais