Debate sobre educação e trabalho será aberto nesta quinta, 13
Durante dois dias, alunos, professores, profissionais e empresários vão discutir desafios da formação acadêmica para o mercado de trabalho
A Coordenadoria de Turismo e o Escritório Modelo Turismo do Instituto Federal de Sergipe abrem nesta quinta-feira, 13, discussão sobre a formação acadêmica, oportunidades de trabalho e exigência do trade turístico regional para absorção de egressos na área de turismo. O III Ciclo de Debate e Trabalho será aberto às 8h na sala 1-S no Campus Aracaju. A atividade é aberta aos estudantes e docentes do IFS dos cursos técnicos e de graduação da área.
A mesa-redonda sobre turismo, eventos e negócios será a primeira atividade do dia e terá participação da coordenadora de Captação de Eventos do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Fabiana Almeida, do coach educacional, Anderson Gois e da professora mestre Cristiane Picanço, da Coordenadoria de Turismo do Campus Aracaju, que atuará como moderadora. Após o debate, às 11, será aberta a exposição fotográfica “Atalaia Ontem e Hoje”, organizada pelos professores do IFS, Amâncio Cardoso e Joyce Pinto.
O debate prossegue à noite, a partir das 19h30, com a apresentação de duas mesas-redondas. A primeira, que acontecerá na sala 1-S, terá como tema “História, Turismo e Trabalho”, com a presidente do Sindicato dos Guias e Turismo do Estado se Sergipe - Singtur, Érica Ribeiro, e do professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Francisco José Alves, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como moderador o professor mestre Amâncio Cardoso.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), Daniela Mesquita e os empresários Rogério Brandão (AjuHostel) e Jairo de carvalho Filho ( Real Classic Hotel) falarão sobre “O perfil do profissional da hotelaria na atualidade”, tema da segunda mesa-redonda, na sala 2-S, que terá como moderadora a professora mestre Mirela Araújo (IFS).
Segundo dia
Na sexta-feira, 14, a programação será aberta com relatos de experiências no turismo, com os proprietários das agências de viagem Dayse Klésia dos Santos (Flytour), Alisson Sabino (Quality) e o professor doutor do IFS, Jaime Barros, como moderador. A atividade acontecerá na sala 1-S, a partir das 8h, para alunos da graduação em Gestão de Turismo.
Também serão realizadas três oficinas na manhã do segundo dia do evento: gastronomia/bolo de pote e caneca, no laboratório A/B do Campus Aracaju, ministrada pela gastrônoma Isabelle Brito; arte, paisagem e cidade, com a arquiteta e paisagista Lícia Cotrim, na Orla da Atalaia, nas imediações do oceanário; e lazer e recreação, na sala 2-S do campus, com o recreador Williams Luiz dos Santos.
A partir das 19h, na sala 1-S, os empresários Tiago Augusto Inácio dos Santos (Sergipe Viagens), Max Sandro Menezes (Max tur cicloturismo) e o jornalista Sílvio Oliveira, responsável pela fan page Tô no Mundo e escreve sobre turismo para o Portal Infonet desde 2009, farão relatos de experiência para alunos do curso de Turismo. O moderador será o professor do IFS, Carlos Cunha.
Já na sala 2-S, as gestoras da rede hoteleira Evelyn Tavares Rodrigues (Go Inn) e Milleise Alves (Radisson) participam de relatos de experiência, tendo como moderadora a professora Mirela Araújo, para os alunos do curso de Hospedagem. O evento será encerrado com a realização de duas oficinas: gastronomia/cozinha regional, no laboratório A e B, com a gastrônoma Ana Lúcia Nascimento Dias; e Maquiagem com Lícia Arianny Barreto, no laboratório de Hospedagem.
Importância
Também participam da organização do III Ciclo de Debate de Educação e Trabalho os graduandos do 4º período em Gestão de Turismo e os alunos do 4º período da turma de Gestão de Eventos. De acordo com a coordenadora do Escritório Modelo de Turismo, professora doutora Letícia Bianca Barros de Moraes Lima, o evento tem a perspectiva de aproximar docentes e estudantes com o mercado de trabalho.
“Queremos ouvir e entender as expectativas desse mercado, além de expor as possibilidades de atuação dos profissionais e instituições dos diversos segmentos do turismo com o Instituto Federal de Sergipe”, afirma. O encontro busca ainda o fortalecimento do papel do IFS como instituição de educação profissional e tecnológica, promovendo a interlocução com o mercado, no sentido de aprender as dinâmicas das relações e da organização do trabalho nessa área.
Redes Sociais