Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunas são pré-selecionadas ao Parlamento Jovem Brasileiro
JORNADA PARLAMENTAR

Alunas são pré-selecionadas ao Parlamento Jovem Brasileiro

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 12h41 | Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 12h41 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 11h27

Dos quatro estudantes sergipanos selecionados na etapa estadual , dois são do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju

parlamento jovem 2017 DSC 0968 b 800x600As alunas Alexia das Graças Paixão Carvalho ( 2º ano do curso técnico integrado em Química) e Maria Daniella Moura da Silva (2º ano do curso técnico integrado em Alimentos) disputam, juntamente com os estudantes Ariosvaldo Oliveira Neto, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e Niña Victor Ferreira Cardoso, da Fundação Bradesco/Propriá, a única vaga disponível para representar Sergipe no Parlamento Jovem Brasileiro, programa de educação para a democracia realizado, anualmente, pela Câmara dos Deputados e destinado a estudantes do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o país.

O processo seletivo tem duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados. No dia 03 deste mês, foi publicada a lista dos pré-selecionados para a 14ª edição do programa.

O resultado final será divulgado pela Câmara dos Deputados no dia 14 de agosto. Para o professor de Sociologia , Alysson Cristian Rocha Souza , que coordenou os trabalhos com as alunas, Alexia e Maria Daniella têm chances de alcançarem a única vaga.“ Não tenho conhecimento dos trabalhos dos outros dois candidatos , mas aposto no trabalho que realizamos ao longo de um mês. Foram muitas pesquisas, orientações semanais e correções. Acredito que temos chance”, avaliou.

O número de vagas para deputados jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. Sergipe tem oito parlamentares e o estado terá apenas uma vaga no programa PJB.

Como funciona o programa

parlamento jovem 2017 450x250Durante o período de inscrição, o jovem deve elaborar um projeto de lei de sua própria autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do estado. Então, cada secretaria realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos em seu estado, com base em critérios pré-definidos pela Câmara dos Deputados. Em seguida, a Casa Legislativa realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados e são divulgados os 78 estudantes que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados.

Os jovens selecionados vão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o trabalho dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. A jornada parlamentar ocorrerá do período de 25 a 29 de setembro em Brasília.

* Com informações do Portal da Câmara dos Deputados