Ação de educação ambiental recolhe lixo em mais de 15 km de praias de Aracaju
Iniciativa partiu de docentes e alunos dos cursos técnicos e de nível superior em Turismo em parceria com empresários locais
Ontem, 17 de setembro, cerca de 15 km das areias das praias de Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos e Refúgio ficaram mais limpas. Alunos e professores dos cursos técnicos e de nível superior em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), junto com empresários locais da área, realizaram uma ação de educação ambiental que teve como proposta a coleta de lixo e a conscientização da população. A iniciativa estava sintonizada com o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Oceanos, que acontece também em mais 14 capitais brasileiras.
A ação de educação ambiental teve como objetivo não apenas fazer a coleta de lixo nas praias de Aracaju, mas sensibilizar os frequentadores sobre o impacto do lixo no meio ambiente e na vida marinha. De acordo com Amâncio Cardoso, um dos professores que participou da atividade, Aracaju possui atrativos naturais significativos, como praias, rios, manguezais, os quais precisam ser preservados. “Um desses atrativos é a praia de Atalaia, cartão postal da cidade, e que recebe milhares de pessoas nos fins de semana. Porém, grande parcela dos frequentadores desse balneário destina resíduos na areia da praia”, justifica.
Além do trabalho de coleta dos resíduos e de conscientização sobre a limpeza das praias, houve também palestras e solturas de tartaruga no Oceanário de Aracaju, bem como apresentações musicais e recitais de poesia no Aju Hostel e Pousada – as duas organizações ligadas ao turismo foram parceiras na ação empreendida pelo IFS. “Precisamos chamar atenção para a necessidade imediata de praias mais limpas e manutenção desses ecossistemas”, diz Amâncio.
Mais preservação
Também motivado pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias e Oceanos, será realizada no próximo domingo, 24, mais uma iniciativa de preservação ambiental pelo IFS. A ação acontecerá na região dos arcos da Orla de Atalaia e tem como objetivo sensibilizar e alertar a população da importância do correto descarte dos resíduos. Durante o evento, os estudantes do curso de Saneamento Ambiental estarão envolvidos na conscientização da população acerca da educação ambiental.
Redes Sociais