Seminário debate inovações tecnológicas na construção civil
Evento promovido, semana passada, pela coordenadoria do curso técnico em Edificações reuniu durante dois dias, 24 e 25, no auditório do Sergipe Parque Tecnológico, Sergipetec, alunos , professores e técnicos administrativos
Nesta quarta edição, o Seminário de Atualização Tecnológica do curso técnico em Edificações trouxe como tema central para o debate a Sustentabilidade na Construção Civil. No primeiro dia do evento, 24, o engenheiro civil Flávio Andrade, da empresa Polimix Concreto, apresentou novidades e tendências na área ao falar sobre concreto de alto desempenho - evolução, características e capacidade de romper limites.
Ainda na abertura do seminário, o técnico agrimensor Álex Peixoto, da CPE Tecnologia, expôs levantamento com Drone aplicado à tipografia e mapeamento de fachada. No último dia,25, o engenheiro elétrico André Lima, empresa Ampetc, palestrou sobre geração solar associada a eficiência energética. O evento foi encerrado com a palestra do engenheiro de automação e controle Adriano Cezário de oliveira, da General Electric, que apresentou as turbinas a gás natural para geração de energia através de ciclo combinado.
Desde a sua criação, em 2015,o seminário apresenta como objetivo articular escola e empresas a fim de promover saberes atuais e contextualizados na área da construção civil. “ Eventos dessa natureza são importantes, pois se configuram como um espaço para consolidação, ampliação e atualização dos saberes trabalhados em suas disciplinas técnicas, vinculando-os às necessidades do mercado do trabalho, mas atentando para a formação cidadã que possibilita também o desenvolvimento humano”, afirma a coordenadora do curso técnico em Edificações, Karinne Santiago de Almeida Dantas.
Ela destaca ainda a importância do seminário como forma de consubstanciar a relação existente entre instituição de ensino, mercado de trabalho e empresas como entidades que mutuamente se influenciam. Os resultados esperados a a partir deste debate são conhecimento de inovações tecnológicas específicas da área de construção civil; reconhecimento da importância da tecnologia para melhor aproveitamento dos recursos naturais e materiais de construção para possível desenvolvimento de novos saberes que atendam necessidades diversas dentro das áreas da inovação, meio ambiente e sustentabilidade e possibilidade de sociabilização e melhor compreensão de práticas desenvolvidas em sala de aula.
Redes Sociais