História do teatro é apresentada durante roda de conversa
Roterista e ator sergipanos estiveram reunidos com alunos e professores no campus Aracaju
O Projeto Roda de Leitura, coordenado pelas professoras Elza Ferreira e Cristiane Mirtes, promoveu quinta-feira, 28, mais uma ação para fomentar o diálogo entre as artes e a comunidade acadêmica incentivando o gosto pela leitura. A magia do teatro foi apresentada pelos sergipanos Saulo Duque McComb (roteirista) e José Edgar Bernardo (ator) provocando engajamento do público nas atividades.
A conversa girou em torno das performances teatrais estimulando a interatividade e o conhecimento . Foram realizadas duas sessões, uma pela manhã e outra no turno da tarde. O evento, segundo a professora doutora Elza Ferreira, teve como proposta agregar leitores, curiosos e críticos propiciando um momento descontraído e ao mesmo tempo rico de saberes.
Essas rodas de leitura são mensais e se realizam por meio de dinâmicas que estimulam os alunos a lerem e interpretarem. A cada evento, as atividades continuarão a ser desenvolvidas em sala de aula por meio de debates e de produção textual.
A proposta do projeto, criado em 2018, é formar o hábito de ler. “A prática da leitura é um dos meios responsáveis pelas relações sociais entre os sujeitos, uma vez que possibilita o acesso do indivíduo ao mundo de trabalho, além de promover a reflexão sobre diferentes realidades, favorecendo a formação de um estudante-leitor crítico”, afirma Elza.
O projeto parte da constatação de que é preciso criar estratégias para superar os baixos índices de leitores no Brasil e que a rede federal de educação profissional tem o compromisso social e político de formar leitores, porque a leitura é um meio de se formarem cidadãos críticos e autônomos.
Redes Sociais