Projeto integrador leva alunos à visita técnica em São Cristóvão
Visitas técnicas fazem parte das atividades complementares do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e tem como objetivo promover ações contextualizadas e interdisciplinares
O Projeto do curso técnico integrado de Desenho da Construção Civil na modalidade educação de jovens e adultos do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realizou visita técnica no dia 6.4., das 8 às 16, no centro histórico cultural do município de São Cristóvão. Vinte e quatro alunos do primeiro e segundo ano ampliaram seus conhecimentos sobre elementos que compõem a arquitetura do centro histórico da cidade, a relevância desses aspectos para o patrimônio cultural de Sergipe e a importância da preservação da cultura para a sociedade.
A realização da visita técnica compõe as atividades do Projeto Integrador I que trabalha com atividades práticas e interdisciplinares como ação pedagógica no Curso Técnico de Desenho de Construção Civil na modalidade EJA e do Projeto Integrador II, que em sua metodologia faz uso de maquetes associado a outras ações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico de Desenho de Construção Civil na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).
Esses projetos fazem parte da matriz curricular do curso e são implementados pela coordenação, por meio da professora mestre Marlúcia Alves Secundo White e pela coordenadoria de Edificações, que tem à frente o trabalho da professora especialista Karinne Santiago Almeida.
História, patrimônio e cultura
Durante o trajeto, as atividades foram divididas pela equipe de professores em alguns objetos de aprendizagem, como história, arquitetura e cultura. No turno da manhã, o professor mestre José Carlos Santos Cunha abordou sobre a história e a estratégica localização da cidade e, o professor mestre Alysson Christian Souza discorreu sobre Patrimônio Histórico. As aulas públicas culminaram com a visita guiada ao Museu Histórico de Sergipe e ao Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.
Após o intervalo para o almoço, a professora especialista Karinne Santiago Almeida explicou sobre a arquitetura barroca das construções da Praça São Francisco e, a professora mestre Ana Patrícia Barreto Casado comentou sobre os materiais de construção e seus possíveis usos.
Já o professor doutor Zacarias Caetano Vieira discorreu sobre os aspectos construtivos da referida praça. A visita técnica foi encerrada com visita ao artesanato e à culinária local e, logo após, retorno ao IFS.
O desenvolvimento da programação dos Projetos Integradores têm sido realizado com duas turmas do Curso Técnico de Desenho de Construção Civil, às sextas-feiras com alunos do 2º período e, aos sábados, com alunos do 1º período.
Segundo a coordenadora do curso, Marlúcia White, “o objetivo do projeto é propiciar situações de aprendizagem que fomentem a pesquisa e a produção de conhecimento, além de promover a integração de diversos campos do saber, como forma de garantir uma aprendizagem significativa, contextualizada e interdisciplinar” e, a importância das atividades está na promoção do conhecimento e incentivo à pesquisa.
Para a professora Marlúcia, a visita técnica proporciona aos alunos a oportunidade de “observar aspectos da Construção Civil, podendo fazer associações entre os conhecimentos de diversas disciplinas, tornando o aprendizado mais dinâmico, significativo e contextualizado”, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Redes Sociais