Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Robôs entram em ação na etapa prática da OBR nesta quarta (28)
COMPETIÇÃO

Robôs entram em ação na etapa prática da OBR nesta quarta (28)

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 13h43 | Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 13h43 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 13h43

Acesso para assistir ao evento, no ginásio de esportes do campus Aracaju do IFS, é gratuito e não é necessário fazer inscrição

48Quase 60 equipes de escolas públicas e particulares de Sergipe participam da etapa estadual da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2019) que será aberta nesta quarta-feira, 28, às 8h, no ginásio de esportes do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Do total de competidores , 14 equipes representam a rede pública , sendo 11 do IFS ( quatro do campus Aracaju, três do campus Estância, duas do campus Lagarto e duas do campus Itabaiana), e 45 da rede particular de ensino. As competições estão distribuídas em três níveis: 0,1 e 3.

A principal tarefa é programar um robô autônomo, isto é, sem o uso de controle remoto ou envio de instruções via rádio frequência ou Bluetooth, que supere alguns desafios em uma pista preparada que simula um ambiente de salvamento em caso de desastre.

Alguns itens da prova são os redutores de velocidade, usados para reproduzir escombros, obstáculos para simular a presença de uma pedra ou algo que bloqueia a passagem, descontinuidade na linha que o robô deve seguir, intersecções, uma rampa e, finalmente, o salvamento de vítima na parte superior da arena que precisa ser resgatada para uma área segura.

PROGRAMAÇÃO

A batalha pode começar! O ginásio de esportes do campus Aracaju está pronto, transformado em arena, para a abertura do evento. Nesta quarta, primeiro dia de competições, as provas vão ocorrer para os níveis 0 e 1, com alunos entre o 1º e 8º ano do ensino fundamental, enquanto que na quinta-feira, dia 29, as provas serão para o nível 2, com estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental e do ensino médio ou técnico.

A partir das 8h, acontece a apresentação inicial e reunião dos árbitros com as equipes. Os avaliadores das tarefas, integrantes da comissão de arbitragem, são estudantes de cursos superiores de engenharia eletrônica, computação e mecatrônica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT).

A primeira rodada de competição terá início às 9h e prosseguirá até às 11h. Haverá um intervalo de uma hora. A segunda bateria acontece das 13h às 15h e o último circuito será das 15h às 17h. Logo em seguida, ocorrerá a premiação. Além das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues para as primeiras colocações, existem também os prêmios extras para os competidores, avaliando critérios específicos como dedicação, robustez, design, entre outros.
Para os níveis 1 e 2, a equipe que ficar na primeira colocação ganhará uma vaga para a etapa nacional da competição, que será realizada em Rio Grande/RS, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019.

logo novo OBROBJETIVO

Disseminar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

A OBR destina-se a estudante das escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que tenham até 19 anos de idade no ano da competição. A comissão organizadora da etapa estadual é formada pelo técnico de laboratório de Eletrônica, Renan Oliveira Silva, que responde como coordenador geral e pelas professoras Leila Buarque Couto de Matos, coordenadora estadual da modalidade prática da OBR e Danyelle Mousinho Medeiros Santana, coordenadora estadual da modalidade teórica, servidores do campus Aracaju.