Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju ganha ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica
OBR 2019

Campus Aracaju ganha ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h51 | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h51

Aluno do IFS recebeu a única medalha de ouro do estado de Sergipe

DSC 0369 bApós conquistar este ano medalha de prata na 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais (OMIF ) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP ), o aluno Claudio Valdez Ribeiro (17), do segundo ano do curso técnico integrado em Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, conquistou a tão desejada medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica, OBR.DSC 0396 b

Essa foi a única medalha de ouro alcançada pelo estado na competição nacional que reuniu estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país. Sergipe ganhou ainda três medalhas de prata, duas recebidas por estudantes de escola particular e uma do aluno Luís Paulo Menezes Ávila do IFS - campus Estância, e conquistou duas medalhas de bronze, uma de escola particular e outra do aluno Gabriel Arthur Silva dos Santos, do 3º ano do curso técnico integrado em Eletrônica.

Somente estudantes do nível 5 da modalidade teórica, aprovados na primeira fase da OBR, realizada em 7 de junho, nas escolas de origem dos estudantes, participaram da segunda fase, em 23 de agosto. Em Sergipe, foram 19 no total, sendo 3 do IFS.

DSC 0375 bOs alunos Claudio Ribeiro e Gabriel Arthur receberam as medalhas em premiação simbólica realizada na manhã de terça-feira, 10, pela comissão organizadora da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no laboratório de Eletrônica do campus Aracaju. A OBR premia os estudantes com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze , cada uma com sua faixa de notas específicas. Também são fornecidos certificados de mérito estadual , conferido aos estudantes que estão entre os 10% melhores de seu estado.

DSC 0388 b marca daguaClaudio Valdez Ribeiro (2ºIELN), Enzo Vídero Pinheiro Bahia (1ºIELN) , Gabriel Arthur Silva dos Santos (3ºIELN) e Maria Carolina Aragão Andrade(3ºIELN) , todos do IFS - campus Aracaju, e Luis Paulo Menezes Ávila (2ºAno), do IFS - campus Estância, estão entre os 24 estudantes de Sergipe que receberam esse certificado.

“Os alunos do IFS estiveram em posições de destaque, nos resultados da fase 2 da modalidade teórica, com direito a medalhas e certificados da comissão nacional da Olimpíada. Em especial o estudante Cláudio Ribeiro, que foi o único no estado a receber a medalha de ouro, premiação dada para aqueles que obtiveram nota acima da faixa mais alta delimitada pela comissão nacional”, avalia o Renan Oliveira Silva, representante estadual da OBR em Sergipe.

OBJETIVO

DSC 0398 bDisseminar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

A OBR destina-se a estudante das escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que tenham até 19 anos de idade no ano da competição. A comissão organizadora da etapa estadual é formada pelo técnico de laboratório de Eletrônica, Renan Oliveira Silva, que responde como coordenador geral e pelas professoras Leila Buarque Couto de Matos, coordenadora estadual da modalidade prática e Danyelle Mousinho Medeiros Santana, coordenadora estadual da modalidade teórica, todos servidores do IFS - campus Aracaju.

DESEMPENHO

O Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, encerra um ano de excelente desempenho dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em olimpíadas brasileiras. Em 2019, a instituição conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2019) e outras 2 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) , ouro e prata na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), duas pratas na 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais , OMIF.