Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudantes são premiados em Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Início do conteúdo da página
CONQUISTA

Estudantes são premiados em Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 10h44 | Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 10h44 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 16h35

Evento reuniu, virtualmente, projetos desenvolvidos por alunos matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas e particulares de todo o Brasil

IMG 2185Cinco bolsistas do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS), alunos do 3º ano do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio, participaram da 1ª edição da Feira Brasileira Jovens Cientistas e conquistaram o segundo e terceiro lugares na categoria Excelência em Inovação do Innovalab e o terceiro lugar na categoria Destaques por Área do Conhecimento Ciências Humanas. Foi um evento virtual, que ocorreu entre os dias 26 a 28 de junho. Foram selecionados como finalistas para esse evento 334 projetos de diversos estados, sendo que 91 trabalhos concorreram pela região Nordeste, e cinco pesquisas representaram o estado de Sergipe.

Os trabalhos dos bolsistas do IFS campus Aracaju são resultantes do Projeto de pesquisa “Carreiras Científicas”, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) Ensino Médio, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orientado pela professora doutora Adeline Carneiro, da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais, CCHS.

O trabalho Carreiras Científicas: percepções dos estudantes do ensino médio e seus projetos de vida foi apresentado pelos estudantes Camille Vitória de Jesus Porto, Helen Beatriz Leandro Brito e Kauan Rodrigo dos Santos. O grupo ganhou o 2° lugar na premiação de um dos patrocinadores, o InnovaLab, uma empresa de educação inovadora sediada em São Francisco (EUA), que prepara estudantes com conhecimentos das áreas de tecnologia com o suporte dos melhores mentores do Vale do Silício e do mundo. A equipe também conquistou o 3° lugar na premiação oficial da feira, na categoria Ciências Humanas.IMG 2186

Já o trabalho Jovens Universitários: compreensões acerca das carreiras científicas foi apresentado pelas alunas Bruna Marcelle Silva dos Santos e Talita Santos Sousa, que alcançaram o 3° lugar na premiação da empresa InnovaLab.

O EVENTO

Os objetivos da feira, que este ano teve como tema “Transformando a nova geração de cientistas”, foram: divulgar eventos científicos para estudantes e os projetos para o público geral, lapidar os projetos científicos, auxiliando os jovens por meio de feedbacks, conectar jovens cientistas, com instituições e pesquisadores e, valorizar jovens cientistas e seus projetos científicos inovadores e de impacto.

“O evento representou uma oportunidade para os bolsistas do Projeto de Pesquisa de compartilhar experiências de  pesquisa científica com outros jovens de todo o país. Para os estudantes é um momento único de aprendizado e de construção de perspectivas para o futuro profissional, especialmente para aqueles que pretendem investir em carreiras científicas”, avalia a orientadora, professora doutora Adeline Carneiro.

Adeline considera o evento fundamental para a formação científica e cidadã dos estudantes. “Concretizado nas premiações, eles sentiram o reconhecimento de todo o empenho que veem empregando no desenvolvimento do projeto de pesquisa, mesmo diante da dificuldade de conciliar com as diversas atividades acadêmicas que um curso técnico integrado ao ensino médio exige. O mais importante, se antes eles acreditavam que poderiam conquistar seus sonhos, agora eles têm certeza de que essa possibilidade é real, e sua tenacidade ganhou combustível da maior qualidade: autoconfiança”.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

DSC 0035 bPara a bolsista Camille Vitória participar do evento foi uma experiência enriquecedora. “Cada uma das atividades nos proporcionou uma gama imensa de desafios, oportunidades e inspirações. Pudemos entrar em contato com jovens de todos o país, estejam eles conhecendo o mundo científico ou já acumulando e compartilhando diversas experiências vividas, mas todos com o mesmo sonho de fazer ciência e transformar a realidade ao seu redor. Sei que as sementes plantadas durante todo esse processo durarão muito mais, me acompanhando pelo resto da minha vida”.

Foi a primeira feira científica do estudante Kauan Rodrigo dos Santos e ele afirma que o evento se tornou uma oportunidade para aprender. “Tive contato com conhecimentos vastos, diversos e enriquecedores que a minha mente abriu ao participar disso tudo. Foi uma grande oportunidade de me comunicar, conhecer e de valorizar tantas questões científicas e culturais do nosso país. Com certeza, ficará na minha memória”.

A aluna Talita Sousa garante que participar da primeira edição da feira brasileira de jovens cientistas foi uma experiência sensacional. “Se deparar com pessoas tão experientes sobre o assunto, principalmente jovens tão engajados, foi uma verdadeira inspiração para mim. Uma experiência que ficará sempre em minhas lembranças”.IMG 2180

“Perceber que existem tantos jovens empenhados, pesquisando e desenvolvendo projetos para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor foi algo que renovou as minhas esperanças quanto ao futuro do Brasil e até mesmo do mundo. Por isso, participar da FBJC foi uma experiência única e ficará marcada para sempre em minha vida. Além de ter sido uma oportunidade que fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela ciência”, revela a bolsista Bruna Marcelle.

Após participar da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, a estudante Helen Beatriz tem uma certeza, a educação cria oportunidades. “Participar dessa feira me trouxe a oportunidade de sentir que podemos alcançar qualquer âmbito de projeto de vida, a educação é a base de tudo. Sou grata a esse evento porque ele me fez acreditar na educação e ter a certa de que ela terá os seus efeitos em minha vida e na de meus amigos”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57