Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Registro Escolar é um lugar de memórias
CRE

Registro Escolar é um lugar de memórias

Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 09h32 | Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 09h32 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h35

O setor guarda a trajetória de cada aluno que passa pela instituição

Por Francielle Oliveira | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)

16730609 783680485113475 5390170092230014832 nOs estudantes que já passaram, estudam ou ingressarão no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, provavelmente possuem algo em comum, isso porque, todos eles tiveram ou ainda terão o apoio da Coordenação de Registro Escolar (CRE), um dos setores de grande importância para o funcionamento da instituição.

Entre as inúmeras funções que o setor possui, está a responsabilidade de armazenar documentação dos alunos, desde o primeiro contato do estudante com a instituição, no ato da matrícula, onde entregam seus documentos pessoais e acadêmicos até a sua certificação na conclusão do curso, além de gerar requerimentos e atender solicitações dos estudantes durante todo o seu percurso na instituição e até mesmo depois da sua saída, se necessário e, nesse processo, organizar a caminhada estudantil de cada aluno em particular.cre arquivos 0055

Além da certificação pelos cursos regulares, o IFS campus Aracaju, por meio da Coordenadoria de Registro Escolar, também exerce a função legal de ser certificador do “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Entretanto, engana-se quem pensa que naquele acervo se encontram apenas papelada burocrática. O setor vai muito mais além. Com o passar do tempo, a CRE se tornou um lugar de memórias, onde é possível encontrar toda a trajetória acadêmica de cada estudante que já passou ou está na instituição. Se o aluno deu início à sua caminhada em um curso técnico integrado ao ensino médio e/ou subsequente, passa para a graduação e, ainda para uma pós-graduação, por exemplo, todo o seu percurso será preservado pela coordenação.
A CRE é um dos setores que podem ser chamados de “coração da escola”, porque ali se reúnem dados importantes sobre a vida escolar do aluno, que o acompanham no seu processo formativo durante o tempo em que permanece na instituição e, estão inseridos no sentimento de pertencimento às modalidades e níveis de ensino oferecidos.

jane 0186 b 800x600A coordenadora de Registro Escolar do IFS campus Aracaju, Jane Santana, destaca a importância e abrangência do setor na instituição. “Toda vida acadêmica do aluno, está presente na CRE. Cada aluno tem a sua pasta individual, onde fica registrada e guardada todas as suas documentações e seu acompanhamento acadêmico, durante todo o seu período de tempo na instituição”, revela.

Dessa forma, o Registro Escolar se torna mais que um setor ou arquivo comum, nele está presente uma parte importante da vida de milhares de estudantes. Tudo isso contribui também para história e construção da memória da instituição. Além de, a partir de ações e experiências efetivamente vividas no processo de formação continuada dos alunos se torna possível a formação de fontes para a produção da escrita da história do ensino profissional no estado de Sergipe.

Atualmente, cada campus possui a sua coordenação de registro escolar, cada uma conta com um arquivo físico no próprio setor, que é chamado de “uso contínuo” onde se encontram as pastas mais atuais dos estudantes matriculados, outra parte do acervo fica localizada no arquivo geral da instituição, onde as fontes são guardadas e organizadas.

Entre as documentações e registros preservados pela CRE, encontram-se os documentos pessoais do aluno entregues no ato da matrícula (certidão de nascimento, identidade, comprovante de residência e outros), requerimentos solicitados pelo estudante durante o seu percurso acadêmico (requerimentos de aproveitamento de disciplinas, por exemplo), frequência nas aulas e atividades da instituição, boletins e certificação.