Estudante alcança a 5ª posição em Sergipe na Olimpíada de Inglês
Trinta e sete alunos do IFS participaram da competição, realizada pela ChatClass em parceria com o Escritório Regional de Língua Inglesa
Por Victoria Costa | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495)
A estudante do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, Rosália Sobral Costa Neta, aluna do 2º ano do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio, alcançou a 5ª colocação na classificação estadual da Olimpíada de Inglês, edição 2020, concurso cultural realizado pela ChatClass em parceria com o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.
Além do reconhecimento de seu desempenho e do aprendizado que teve, Rosália Sobral ganhou uma bolsa de 80% no curso de inglês (ChatClass Premium), onde terá acompanhamento, conversação, atividades personalizadas, correção de pronúncia e um certificado de uma escola em Nova York.
No total, 37 alunos do IFS participaram da competição divididos em cinco grupos. O evento, que tem o objetivo incentivar o aprendizado de Inglês de alunos do nível fundamental 2 e do ensino médio no Brasil, aconteceu entre os dias 1º e 31 de outubro por meio do ChatClass, uma inteligência artificial do Whatsapp.
Essa foi a primeira vez que a jovem participou da Olimpíada de Inglês, apesar de ter competido em eventos de outras áreas do conhecimento. “Gosto de me desafiar participando de olimpíadas, mas foi a primeira competição de inglês. Foi uma experiência nova, divertida e gratificante! ”, avalia Rosália Sobral.
A aluna concorreu na modalidade avançada, o nível mais alto do ChatClass e afirma que ficou surpresa ao chegar ao 5° lugar, na classificação geral para o estado de Sergipe, porque não fez uma preparação específica para a competição. “Pratico inglês principalmente assistindo filmes e séries e lendo artigos científicos. Bucos sempre melhorar o aprendizado. Com as questões, percebi o quanto eu aprendi ao longo da minha jornada de estudo do idioma, sem nunca ter feito um curso particular de Inglês, e quanto eu ainda tenho que aprender. ”, revela,
O resultado surpreendeu a estudante e Rosália Sobral afirma que se sente mais confiante para buscar novas conquistas com o inglês. “Eu esperava um bom resultado, mas não o 5° lugar. Fiquei feliz ao alcançar essa colocação! ”comemora..
O inglês é considerado a língua universal, por isso os jovens estão cada vez mais interessados em aprender o idioma. “Comecei a aprender porque admirava muito o idioma e quero ser bilíngue. Hoje, mais do que nunca, sei que é uma língua importante para o meu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal.” ressalta a aluna.
INCENTIVO
Essa foi a segunda edição da competição e também a segunda vez que os estudantes do IFS competem no evento. A primeira experiência, em 2019, agradou tanto que alguns alunos decidiram se inscrever novamente. A professora de Inglês Alzivane Santos Marins, da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais, CCHS, do IFS campus Aracaju, foi a responsável por estimular a participação dos estudantes na olimpíada. “No ano passado fiz a inscrição das turmas que lecionava. Esse ano eles me pediram para participar novamente, mesmo não sendo mais meus alunos. Convidei então as turmas atuais e tive adesão de vários alunos do 2º ano do integrado”, relembra.
Alzivane diz que a olimpíada é uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem ainda mais a língua inglesa em atividades diversificadas, interativas e desafiadoras. Além disso, os alunos que se destacam na competição ganham reconhecimento e prêmios de participação.
A professora detalha a importância da língua inglesa na vida acadêmica para o desenvolvimento pessoal e profissional das estudantes. ”O inglês é uma língua universal e não podemos questionar a importância de conhecer essa língua. Atualmente, em nosso país, temos empresas que só contratam quem a domina. Com a internacionalização das coisas, das relações urge a necessidade de sabê-la. Não apenas isso, mas também quando se busca passar em cursos de especialização no Brasil ou qualquer outro curso fora do nosso país. É um diferencial. ”, garante.
Alzivane avalia que os resultados alcançados foram positivos, considerando que mesmo com a pandemia os participantes continuaram demonstrando empenho em competir “A educação foi um dos setores que sofreu e sofre muito os impactos desse momento de pandemia. Envolvê-lo em algo assim devolve o ânimo, a vontade de aprender e de brilhar. Isso tem um valor imensurável”, destaca.
Ela ressalta ainda a visibilidade para o ensino de línguas no Instituto Federal de Sergipe e acredita que o desempenho da aluna Rosália Sobral despertará outros alunos a aprender e querer ser protagonistas de suas histórias. “Ter alunos motivados, envolvidos e ativos no processo de aprendizagem é um presente, pois estamos passando por um momento difícil e único em nossas vidas. ”, afirma.
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