Projeto-piloto quer reduzir evasão durante ensino remoto
Ação ajuda minimizar impactos da pandemia no curso de Licenciatura em Matemática
O Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio da Coordenação de Licenciatura em Matemática, Colima, implementou projeto-piloto voltado à ambientação dos alunos ingressantes ao ensino remoto. A ação teve início no dia 26 de janeiro deste ano e encerrou no dia 13 de abril, em sala virtual do meet. Os encontros eram semanais, às terças-feiras, das 13h30 às 14h30.
O projeto, criado pela professora doutora Shirley Teles Rocha e pelo professor mestre Danilo Lemos, da Colima, tem como objetivos diminuir o impacto do ensino remoto, amenizando o isolamento social, aproximar coordenação dos alunos e fortalecer a relação entre os alunos. A proposta busca aplacar o índice de evasão que tem aumentado no ensino remoto.
A ideia é criar um ambiente mais acolhedor para os alunos ingressantes despertando uma sensação de pertencimento e identidade inerente ao convívio social dos modelos presenciais. “Somos geneticamente sociais, segundo Wallon, no ambiente remoto essa nossa constituição precisa ser potencializada através desses mecanismos, para que esses encontros com o outro aconteçam e que os alunos possam se vincular entre eles, formando grupos de estudo assim como para compartilhar experiências para que possam galgar a graduação juntos”, explica a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Shirley Rocha.
Cada encontro teve em média oito alunos e os estudantes que participaram permanecem no curso. Professores e ingressantes avaliam positivamente o impacto da ação. Para a professora Tatiane Livi, de Cálculo I, o projeto auxiliou no fortalecimento do vínculo dos alunos e na permanência deles no curso.
Redes Sociais